segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A MISSÃO É SERVIÇO

http://www.zenit.org/article-29155?l=portuguese

Igreja Online

Nas últimas décadas, a Igreja Católica no Brasil, acompanhando o processo observado em todo o mundo, tem se utilizado da internet para atender a ordem de Jesus Cristo, de evangelizar, levando a Sua mensagem a todos os povos.

Recentemente, o próprio papa Bento XVI convidou todos os católicos, através da mensagem para o dia mundial das comunicações sociais, a buscarem usar, com criatividade os meios oferecidos, para que possam anunciar através das mídias sociais, e contribuir assim para uma maior consciência espiritual.

No início da utilização da internet pela Igreja, era oferecido aos fiéis horários de missas, horário do terço nas igrejas, história dos santos e outras informações. Ampliou-se este horizonte e o fiel passou a ter a sua disposição experiências em capelas virtuais, terços online, oração virtual e outras. Quem utilizava a internet para receber informações da Igreja, passa a utilizá-la diretamente para rezar.

O sagrado é codificado pelo sistema e decodificado posteriormente através da tela de computador e dos softwares necessários. A pessoa por detrás do computador experimenta um momento de oração e de fé. Através das novas medias, nasce um novo púlpito, um novo espaço de religiosidade e fé, que possibilita que a pessoa, mesmo com pouco tempo, sem locomoção, faça suas orações.

Observados os fatores positivos, percebemos também os seus limites. O contato virtual não pode substituir o contato humano, de uma missa comunitária, por exemplo. Ou ainda, não pode em hipótese alguma substituir a eucaristia. O contato humano deve ser valorizado e jamais extinto.

Desta forma, a Igreja vive e busca respostas de como proceder, sem excluir-se e sem se deixar levar pelo fenômeno comunicacional oportunizado pela internet. Assim, a Igreja ao mesmo tempo em que reconhece suas potencialidades, adverte para a necessidade do contato humano como espaço privilegiado da evangelização.

Artigo publicado no Diário Catarinense de 29 de outubro de 2011

Jornal de maior circulação em Santa Catarina

Guilherme Pontes

Seminarista da Arquidiocese de Florianópolis

sábado, 29 de outubro de 2011

A coroa de Advento

A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.
A disposição de quatro velas numa coroa de ramos sempre verdes com o progressivo acender das quatro velas, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da história da salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que, pouco a pouco, iluminava a noite da espera expectante até ao nascimento do Sol de justiça (cf. Ml 3, 20; Lc l, 78).

O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ao círculo da coroa pode ser relacionado também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado – a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade e doação.

Os ramos verdes: os ramos mesmo cortados permanecem verdes por semanas: comunicam a esperança, uma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.

A fita vermelha: a cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.

As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de Dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa de advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente ela continha entre 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos diminuiu-se o número de velas.
As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Assis 2011: Bento XVI pede união das religiões contra o terrorismo

Papa reúne 300 líderes religiosos e académicos, alertando para «novas e assustadoras fisionomias» do mal
Nesta quinta-feira, 27 de Outubro, o Papa Bento XVI se reúne em Assis (Itália) com representantes de outras igrejas cristãs e diferentes tradições religiosas do mundo. Bento XVI pediu aos líderes religiosos de todo o mundo um empenho conjunto "na luta pela paz", perante “novas e assustadoras fisionomias” de violência como o terrorismo.

Abaixo segue trechos do pronunciamentos da CNBB sobre o encontro:

O tema escolhido pelo Papa Bento XVI, “Peregrinos da Verdade, Peregrinos da Paz”, sugere que o diálogo e a construção da Paz se fundamentam na busca da Verdade e no respeito às diferenças religiosas.

No mundo atual, marcado por grande crise econômica e, sobretudo, moral, o Encontro de Assis é, para todos, fonte de esperança, porque reúne pessoas de boa vontade, em diálogo sincero e aberto ao mistério de Deus.

Assim as religiões, rejeitando qualquer forma de discriminação e violência, se apresentam ao mundo como sólido caminho de promoção da dignidade humana.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Festival de Prêmios

DSC09180DSC09149DSC09150DSC09151DSC09152DSC09153 DSC09154DSC09155DSC09156DSC09157DSC09158DSC09159 DSC09160DSC09161DSC09162DSC09163DSC09164DSC09165 DSC09166DSC09167DSC09168DSC09169DSC09170DSC09173
Festival de Prêmios, um álbum no Flickr.
Aconteceu no dia 22 de Outubro, o Festival de Prêmios da Paróquia Santa Teresinha. A noite de festa da nossa paróquia, que aconteceu no Colégio Sebastião Walter Fusco fui um momento alegre de diversões para as famílias, algumas que levaram para casa prêmios especiais.
Agradecemos a todos que contribuíram para que esta festa pudesse ser realizada, a direção da escola que nos cedeu o espaço, as pessoas que doaram prêmios e mantimentos, as pessoas que trabalharam antes, durante e depois da festa e as pessoas que compareceram. Que Deus abençoe a todos.

Vejam as fotos de Nossa Festa Paroquial.
E também de outros eventos que aconteceram.
Basta acessar... http://www.flickr.com/photos/santateresinhacumbica/

domingo, 23 de outubro de 2011

Atenção jovens de nossa paróquia, o convite é para vocês!



Venham celebrar conosco o "Dia Nacional da Juventude", no dia 30 de Outubro, das 09h às 15h, no CEU Presidente
O catequista Cícero informou que conseguiu um ônibus para levar os jovens ao evento. Estará saindo da Paróquia no domingo às 08:000 hrs. O valor de R$ 5,00 é ida e volta e será pago na hora.
Te esperamos para juntos celebrarmos mais esse encontro. Reúna seus amigos e vamos mostrar que a Juventude tem voz e vez!!!

Night Cristo - Mês de Outubro

Com a graça do nosso amado DEUS e a intercessão de Maria santíssima, no dia 15 de outubro foi realizada mais uma Night Cristo, onde tivemos a presença de um pouco mais de 100 jovens.

Esse mês sentimos que a Night Cristo teve algo de diferente, pois os jovens estavam bem animados procurando realmente Deus nas artes. E Deus nos concedeu a oportunidade de conhecer novas pessoas que ainda não conheciam a Night Cristo. Com isso tivemos a confirmação que Deus não quer que esse evento se acabe, pois ele vem nos mostrando os desafios, mas também nos dando forças e iluminando os nossos caminhos para podermos superá-los sem desanimar.

Como sinal de mais uma confirmação Deus vem trazendo esses novos membros para participar da equipe da Night Cristo, e podemos sentir a empolgação e a vontade de querer se doar e se tonar cada dia melhor um instrumento de Deus e assim nos ajudar a realizar esse evento maravilhoso que tem como o seu maior objetivo a evangelização da juventude.

Agradecemos pela disposição e a vida do Padre Cleber Leandro (Paróquia Santa Mena), que mais uma vez se colocou a inteira disposição para Celebrar a Santa Missa, agradecemos também todos os grupos: (D.N.A, Soldados de Maria, Fonte de Fé, Chagas de amor, Leonardo e Nathezia e o grupo de artes paróquia Santa Mena). Nossos sinceros agradecimentos que Deus abençoe a todos!

Equipe da Night Cristo

Postulador assegura que há "muitas graças" atribuídas ao Beato João Paulo II

Postulador assegura que há "muitas graças" atribuídas ao Beato João Paulo II

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

YouCat, o Catecismo Jovem.

Recentemente foi lançado um livro, chamado de YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo), na língua portuguesa, o Catecismo Jovem. Trata-se de uma edição do Catecismo da Igreja Católica voltado aos jovens, com uma linguagem apropriada, muitas imagens e textos complementares.

No formato é muito parecido com o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que se dá em perguntas e respostas. Na estrutura e divisão de assuntos segue a divisão do próprio Catecismo: Em que cremos; Como celebramos os mistérios cristãos; A vida em Cristo; Como devemos orar.

Na mochila de todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em agosto deste ano, todos os jovens receberam como presente do próprio Papa, um Catecismo Jovem. E no prefácio, Bento XVI fez um convite especial: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”.

Atendendo a este pedido do próprio Papa, cinco seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis, estudantes de Filosofia em Brusque, resolveram criar espaços para a partilha e estudo do YouCat, abrindo assim um espaço virtual para o diálogo sobre a fé.

Inicialmente foi criado um twitter (@CatecismoJovem), rede social que está em destaque atualmente entre a juventude. Muitos seguem, twittam, mencionam muitas coisas durante o dia, e com este twitter abriu-se um espaço concreto para o jovem conhecer o que a sua Igreja tem a dizer, de uma forma jovem. Também foi criado um facebook (www.facebook.com/catecismojovem), que traz diariamente imagens, textos e frases do YouCat.

Posteriormente foi criado um blog (www.catecismojovem.blogspot.com), que é atualizado diariamente com assuntos e material retirado do próprio YouCat. Em uma linguagem acessível, leve e curta, o jovem pode ler a opinião da Igreja sobre determinados assuntos.

Os resultados foram rápidos, sendo quem em menos de três meses o twitter já tem mais de 1700 seguidores, 1200 amigos no facebook e mais de 10000 visitas no blog. Porém, para os seminaristas, os números não é o dado mais importante. “O que mais nos faz felizes é ver a quantidade de jovens interagindo, perguntando e assim conhecendo melhor a sua fé” afirmou Paulo Chaves, seminarista e membro da equipe.

Além disso, em setembro deste ano, o Catecismo Jovem foi tema do Programa Revolução Jesus, na Canção Nova, sendo citados o twitter e blog como grande fonte de difusão do YouCat. “Para nós foi muito gratificante ver a repercussão que teve uma ideia simples como esta que tivemos, respondendo ao pedido do Papa. As redes sociais podem ser nossas aliadas na evangelização”, afirmou Diogo Cesar, membro da equipe.

Esta experiência reforça a importância da nova evangelização, da aproximação pedida pelo Papa, dos jovens em seu próprio espaço, tendo sempre em vista a evangelização e o anúncio de Jesus Cristo, que deverá transformar a vida de cada jovem.

Fonte: Equipe do Catecismo Jovem

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Festival de Prêmios

Próximo sábado, 22 de Outubro será realizado nosso Festival de Prêmios. Uma noite de diversão com música e barraquinhas de comidas típicas.


Local: Escola Sebastião Walter Fusco
Horário: 18:00 hrs

Cartela Principal
Venda Antecipada: R$ 15,00
Venda no dia: R$ 20,00







Venha participar deste momento de confraternização e ajude nas obras de nossa Paróquia! Contamos com sua presença!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia Nacional da Juventude 2011



É com grande alegria que mais um grande evento de nossa juventude se aproxima. O DNJ, é mais uma forte demonstração da verdadeira força da juventude.

Este ano o nosso DNJ vem com o tema e lema:

Tema: JUVENTUDE E PROTAGONISMO FEMININO

Lema: JOVENS MULHERES TECENDO RELAÇÕES DE VIDA

Inspirados no encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4, 1-42), a proposta é de reflexão do importante papel que a mulher sempre teve e tem na construção da Civilização do Amor.

Informações:
Local: Ceu Presidente Dutra
Endereço: Rua Maria Paula Motta s/n
Data: 30/10
Horário: 9h as 15h

Atenção: Os jovens da Paróquia Santa Terezinha estarão se reunindo em frente a Paróquia, no dia 30.
O catequista Cícero informou que conseguiu um ônibus para levar os jovens ao evento. Estará saindo da Paróquia no domingo às 08:000 hrs. O valor de R$ 6,00 é ida e volta e será pago na hora.
Te esperamos para juntos celebrarmos mais esse encontro. Reúna seus amigos e vamos mostrar que a Juventude tem voz e vez!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jornal Ágape Online


Disponibilizamos o nosso jornal em PDF, para aqueles que desejam baixar e arquivar em seu computador, Mais uma ferramenta de divulgação e proximidade com nossos paroquianos.

domingo, 2 de outubro de 2011

Missa presidida por D. Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo de Guarulhos em honra a Santa Teresinha.



www.flickr.com

Paróquia Santa Teresinha - Cumbica Missa em honra a Santa Teresinha (01/10/11) photoset Paróquia Santa Teresinha - Cumbica Missa em honra a Santa Teresinha (01/10/11) photoset