sábado, 12 de maio de 2012

Regras de boa convivência e etique na Igreja

Saída antecipada:


Sair antes do encerramento da cerimônia é como declarar que se esteve ali mal tolerando, a espera de uma oportunidade para ir embora. Se existir um compromisso e, portanto já sabe que precisará sair mais cedo, então procure um assento de onde possa sair discretamente.

Vestes apropriadas:


A roupa do domingo que as pessoas usam hoje para ir a Igreja,  já  mais a sua melhor roupa. Suas roupas mais finas e elegantes estão destinadas a outros ambientes e a Missa é algo que para alguns não é tão especial, como deveria ser! Salvo para uma cerimônia muito especial (exemplo: casamentos), onde as mulheres procuram seu melhor vestido (infelizmente alguns não tão dignos para se entrar numa Igreja, devido a ser tão curto,  com rasgos enormes nas laterais, ou ainda, decotes vergonhosos), , nem os homens vão metidos em seus ternos. As roupas que usam para ir à Igreja, fora de solenidades especiais, são inclusive mais simples, em alguns casos, que suas roupas de trabalho. O templo do Senhor, a Igreja,  não é o local para atrair a atenção para os últimos lançamentos da moda.

O que se espera de quem assiste a Missa ou culto é que se vista com simplicidade e decência e demonstre cuidado com sua aparência, apresentando-se bem penteado e com uma roupa de boa qualidade. Não deve mostrar descaso, usando camisa desabotoada, camiseta sem mangas, camiseta com dizeres à frente ou nas costas, bermudas ou roupa e acessórios próprios para esporte como shorts. A mulher, apesar da liberação atual dos costumes, deve fazer condizer com o recolhimento necessário à oração com o estilo da roupa que vai usar Igreja, e evitar ombros desnudos, costas à mostra, shorts, mini-saias, e, nas Igrejas próximas a praias e balneários, usar uma saída de praia sobre a roupa de banho.

Uso do Celular.

A vibração é um recurso de sinal de chamada perceptível apenas para o portador do aparelho. Certifique-se de que esta opção está ativada, quando for a um serviço religioso, a um funeral, ao cinema, etc. Para atender, procure afastar-se de modo a que não seja ouvido pelas pessoas próximas. Mas durante a Missa evite-se usar o celular, o que tiver que ser resolvido dará para ser feito depois da Missa. Se alguém passar mal, quem está em casa pode chamar a ambulância. Deus não precisa falar conosco pelo celular, Ele fala pela Palavra que é proclamada, pela Eucaristia e pela comunidade que se reúne em oração.

Almoços Paroquiais.


Evite tratar como garçons os paroquianos que voluntariamente ajudam a servir nas barraquinhas, festas da Igreja, churrascos, etc. Faça você próprio tudo que for permitido no sentido de se servir, e assim ocupar o mínimo possível o pessoal de apoio. Colabore evitando manchar o forro da mesa, deixar um guardanapo caído no chão (mesmo que não seja o seu), cadeiras espalhadas, etc., e levando pratos, copos e talheres com que se serviu ao lugar próprio previsto, se não houver pessoal recolhendo tais utensílios.

Pagamento de Serviços.


Casamentos tem uma taxa fixa, relativa ao uso da Igreja (luz, água, etc.) e todo o processo que foi feito anteriormente. Batizados há uma colaboração, para aqueles que podem dar, mas que depois será devolvido sob a forma da vela, da concha, do certificado, do Menino Jesus que é oferecido na hora da Consagração da criança a Nossa Senhora e outras lembranças. Dos demais serviços que não são taxados, se espera uma contribuição voluntária quando há gastos por parte da Igreja tais como iluminação do templo, limpeza, ou o deslocamento do sacerdote, etc.

Não havendo taxa estipulada, a secretaria da Igreja deve ser consultada sobre qual contribuição seria considerada razoável. A bênção de uma residência, a celebração de uma missa são, em geral, não se cobra taxa nenhuma, bênção não tem preço, porém fica de bom tom dar um auxílio para os pobres e para as necessidades da Igreja, claro que aqueles que não podem não vão ficar sem a assistência.

Padrinhos de Batizado ou Crisma

Diferentemente dos casamentos, não é costume fazer um ensaio para um batizado ou crisma, contudo há a preparação que é feita no sábado anterior ao batismo, poir isso é de suma importância que pais e padrinhos participem, obrigatoriamente, deste momento.

É, portanto, uma boa medida passar aos padrinhos a orientação sobre o que deverão fazer, e as respostas que eles deverão dar durante a prece de batismo ou crisma. Para isso é importante que os pais escolham padrinhos que sejam batizados e frequentem a Igreja para não ficarem alheios ao que acontecem e ao compromisso que assumem naquele momento tão significativo.

Para tanto não é permitido que os pais escolham padrinhos de religiões diferentes, torna-se difícil a realização do sacramento. Torna-se improvável se, por exemplo, os pais são católicos escolham padrinho ou madrinha judeus ou protestantes. A razão é que os padrinhos assumem, no ato, uma responsabilidade religiosa em relação à criança batizada ou ao ingressante na fé católica, e não terão condições para tal, se o afilhado não é da mesma religião que eles.

Por isso, antes de fazer o convite para padrinhos, os pais da criança devem conversar na secretaria paroquial ou mesmo com o padre sobre a condição de fé, situação matrimonial (divorciados e amasiados não são aceitos como padrinhos), a fim de evitar frustrações, mal estar e mesmo discussões quando se apresentarem junto da pia batismal.

Um pouco de conhecimento e educação fica bem em qualquer lugar. Portanto, leia e medite com atenção para depois não usar o famoso chavão: "eu não sabia!"

Fique na paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.