domingo, 30 de setembro de 2012

Nossa Padroeira

Visitas de Santa Teresinha ao Santíssimo Sacramento


 Ir. Genoveva, depôs no processo ordinário que a visita ao Santíssimo Sacramento sempre fizera suas delícias. Criança, todas as tardes fazia com seu Pai, Luiz Martin, visitas a Jesus Hóstia.
 No Carmelo passou muitas horas aos pés de Jesus Sacramentado e numa de suas poesias escreve:
“Quero fixar minha morada nas sombras do santuário com o prisioneiro do amor! Ah! Para a Hóstia minha alma aspira. Eu a amo e não quero mais nada. É o Deus escondido que me fascina ”...
Sua última visita ao Santíssimo foi verdadeira despedida. Conta-nos Madre Inês:
“Ela foi pela última vez, visitar o Santíssimo Sacramento no oratório à tarde, mas estava no fim de suas forças. Eu a vi olhar a Hóstia durante muito tempo e eu percebia que era sem nenhuma consolação, mas com muita paz”...
 “Vem ao Meu coração Hóstia Branca que amo”...

Na festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo, 16 de Julho, Teresa recebe a Comunhão Eucarística na enfermaria. Maria da Eucaristia, sua prima, Com voz “alta e bela” canta a estrofe que Teresa tinha composto para este momento.

“Tu que conheces minha extrema pequenez
que não receias nunca abaixar-te até mim,
vem a meu coração, Hóstia branca que amo,
vem a meu coração que anseia só por ti!
Desejo demais que tua bondade me faça
Morrer de amor após este favor.
Escuta, meu Jesus, meu grito de ternura:
 Vem ao meu coração”.


Fonte: ComShalom

sábado, 29 de setembro de 2012

Nossa Padroeira

Santa Teresinha e a Eucaristia

 
 
Ir. Maria Angélica de Jesus Hóstia, OCD Monja Carmelita Descalça - Recife- PE



 “Ah! Como foi doce o primeiro beijo de Jesus à minha alma”...
Assim Teresa narra o “belo dia entre os dias”, sua primeira comunhão. O beijo místico de Jesus...
Ela continua: “Foi um beijo de amor, sentia-me amada e dizia também amo-vos, dou-me a Vós para sempre...
 
Momento profundo, marcante para seu coração de criança que se sente inundado pela presença de Jesus.
“Naquele dia não era mais um olhar, mas uma fusão, não eram mais dois, Teresa havia sumido como gota d’água que se perde no oceano”...
 
 Seu coração desejava ardentemente receber Jesus e ainda sem idade para a recepção deste Sacramento ela ansiava por ele. Vendo sua irmã Celina, quatro anos mais velha, se preparar para o receber escutava atentamente as instruções dadas a ela pela sua irmã Paulina. “Uma noite- conta-nos teresa – vos ouvi dizer que, a partir da primeira comunhão era preciso começar uma vida nova. Resolvi logo que eu não esperaria, começaria ao mesmo tempo que Celina”...
 
 Pois para Teresa, receber Jesus é estabelecer com Ele relação de amor, de entrega e de confiança.
Nas procissões do Santíssimo Sacramento gostava de jogar flores sob os passos de Jesus...“lançava-as o mais alto que podia e não ficava muito feliz senão quando via minhas rosas desfolhadas tocarem o Ostensório sagrado”...

O simbolismo da rosa que se desfolha é para Teresa um tema muito caro, mais tarde, consumida pelo amor e em sua enfermidade ela escreve a poesia “Rosa desfolhada”. Num ato de puro amor a rosa- Teresinha- se desfolha aos pés de Jesus menino para somente causar-lhe prazer...

“ Por Ti devo morrer, beleza eterna e viva
que sorte de ouro!
Desfolhando-me dou prova definitiva
Que és o meu tesouro!...

O gesto da criança que se encanta ao desfolhar suas flores a Jesus Hóstia, agora se concretiza na Carmelita que se consome e morre por amor 


Fonte: ComShalom

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um pouco de Santa Teresinha do Menino Jesus

Salve Santa Teresinha, nossa bela padroeira!
Desde muito cedo Teresa Martin iniciou sua devoção ao Menino Jesus. Aos seis anos e meio, começa a se preparar para a primeira comunhão, sendo catequizada por sua irmã Paulina. Graças a esta catequese, o amor ao Menino Jesus vai aumentando em seu coração. Ao falar deste período, nossa santa afirma que "amava-o muito" (A 31v). Não é, pois, de se estranhar que à época de seu primeiro chamado à vida carmelitana, tenha aceitado com entusiasmo a proposta de Madre Gonzaga de se chamar "Teresa do Menino Jesus" quando ingressasse no Carmelo. Após prepará-la para a primeira comunhão, Paulina, já Irmã Inês de Jesus no Carmelo de Lisieux, convida a menina a considerar sua alma como um jardim de delícias no qual é preciso cultivar as flores de virtudes que Jesus virá colher em sua primeira visita.

No ano de 1887 se oferece ao Menino Jesus para ser seu brinquedo (A 64r), desejando abandonar-se sem reservas à sua misericórdia. Isto ocorre por ocasião da célebre audiência com o papa Leão XIII. Teresa esperava que o papa autorizasse sua entrada imediata no Carmelo, apesar da pouca idade. Enorme decepção! Recebe palavras ternas e não a resposta desejada. Por isso não fica perturbada. Não havia se oferecido para ser a "bolinha" de Jesus e não dissera que ele poderia fazer o que quisesse com ela?


A partir do dia 9 de abril de 1888, data de seu ingresso no Carmelo de Lisieux, Teresa pode, finalmente, realizar seu sonho de menina: assina suas cartas durante todo o postulantado como "Teresa do Menino Jesus" (Ct 46-79). No dia 10 de janeiro de 1889, dia em que recebe o hábito, assinará pela primeira vez "Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face", que será seu nome definitivo de Carmelita (Ct 80). Quando entra na clausura, a primeira coisa que lhe chama a atenção é o sorriso de seu "Menino cor de rosa" (A 72v), que a acolhe. Ela se encarregará de colocar-lhe flores desde a Natividade de Maria: "era a Virgenzinha recém-nascida que apresentava sua florzinha ao Menino Jesus". (A 77r).

Teresa dedica muitas poesias, recreações piedosas e orações ao Menino Jesus, ao mistério do Natal e aos primeiros anos da infância de Cristo. No dia 21 de janeiro de 1894 cria e oferece à Madre Inês, em sua primeira festa como priora, uma pintura a óleo do Menino Jesus, a que intitula como "O sonho do Menino Jesus". Este quadro mostra o Menino Jesus de olhos abaixados, brincando com as flores que lhe são oferecidas. Ao fundo aparece sob a claridade da lua a Sagrada Face debaixo da cruz e cerca dos instrumentos da paixão. Em uma carta enviada no mesmo dia (Ct 156), Teresa comenta seu quadro: longe de temer os sofrimentos futuros, o Menino Jesus conserva um olhar sereno e até sorri, pois sabe que sua esposa (Irmã Inês) permanecerá sempre ao seu lado para amá-lo e consolá-lo. Quanto aos olhos baixos, estes mostram sua atitude quanto à própria Teresa: "Ele está quase sempre dormindo". Neste último detalhe já vislumbramos uma prefiguração da grande prova de fé que irá acompanhá-la em seus últimos dias.

Nos finais de 1894, a jovem carmelita descobre sua "Pequena Via". A infância espiritual do cristão, feita de confiança e abandono, deverá se moldar na própria infância de Jesus, em seu caráter de Filho, tão particularmente representado nos traços de sua infância. No dia 7 de junho de 1897, Teresa se deixa fotografar, tendo nas mãos as estampas do Menino Jesus e da Sagrada Face. Sobre a imagem do Menino Jesus, conhecido como "de Messina", Teresa copia o versículo de Pr 9,4: "Quem for pequenino, venha a mim".

Nossa Padroeira

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897)

 

por Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897)
Carmelita, Doutora da Igreja – Oração para alcançar a humildade, Oração nº 20

«Tomai sobre vós o Meu jugo»

santa-teresinha-do-menino-jesus-thumb
Oh Jesus, quando fostes viajante neste mundo, dissestes: aprendei de Mim, que «sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito». Oh poderoso monarca dos céus, sim, a minha alma encontra descanso ao ver-Vos, revestido com a forma e a natureza do escravo (Fil 2, 7), abaixar-Vos a ponto de lavardes os pés aos apóstolos.

Recordo-me então das palavras que proferistes para me ensinar a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz. Se compreenderdes isto, sereis felizes se o praticardes» (Jo 13, 15-17). Compreendo-as, Senhor, estas palavras saídas do Vosso coração manso e humilde, e desejo praticá-las, com o auxílio da Vossa graça.

Desejo abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas irmãs, em nada as contrariando, sem verificar se têm o direito de mandar em mim. Ninguém tinha o direito de mandar em Vós, meu Bem-Amado, e contudo Vós obedecestes, não apenas à Santíssima Virgem e a São José, mas também aos Vossos carrascos. Agora, é na hóstia que Vos vejo assumir o cúmulo do Vosso aniquilamento. Que humildade a Vossa, oh Divino Rei da Glória! [...] Oh meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, que manso e humilde de coração Vos mostrais! [...] Oh Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao Vosso!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Problemas Paroquiais


Existe uma realidade muito triste em nossas paróquias que precisam ser erradicadas. O grande mal das disputas. Afinal de contas onde estamos? Porque estamos a serviço da paróquia? Para ter fama, estrelismo, ter acesso livre, regalias? Isso sim é um reflexo da política corrupta que nós experimentamos.
 
Hoje tem conselhos paroquiais que não respeitam a voz do Padre, passam por cima de tudo. Os grupos jovens disputam liderança, quem vai aparecer mais. Secretarias que não assumem o seu papel de ajudar, mas entram em discussões sobre pessoas e problemas das paróquias, talvez a secretária seja um grande centro de fofocas.
 
Infelizmente o demônio tem agido dentro das Igrejas particulares, as sacristias estão repletas de ministros que falam um do outro, ao invés de fazerem correções fraternas. Quero hoje, fazer uma exortação aos paroquianos do Brasil. Recordemos o que Cristo nos ensinou: “o Senhor não é maior que o seu servo, e o servo não é maior que o seu Senhor” (Jo 15,20). Entendam que este tipo de atitude que vemos com frequência não leva ninguém ao Senhor, mas pelo contrário abre brechas para o esfriamento espiritual da paróquia além de espantar os fiéis.
 
Começamos então a declinar. Se querem mandar, vão procurar outro lugar. A Igreja é lugar de lideres de serviço, que sabem ouvir, que sejam obedientes, que tenham docilidade aos outros irmãos. Os grupos jovens só perdem o seu valor, o que adiante status se o Senhor não é o centro da realidade jovem? Pensem no inferno que é criado por causa do orgulho, da soberba, da autossuficiência! É um desastre paroquiano que está presente em todos os lugares.
 
Outro ponto que gostaria de exortar, é as pessoas que vivem por espalhar os erros de dentro da paróquia. “Dominai a língua” nos diz São Tiago na sua primeira carta , capítulo terceiro. Se você observa demais o erro dos outros, realmente terá vontade de largar tudo e se esquecer de Deus. Mas o grande problema é que ao observar os erros , você se torna pior que eles, porque não se observa! Pense nisto.
 
Por fim, acho que é preciso dizer com autoridade e convicção. Se algum grupo da sua paróquia caminha com desunião e com desobediência, em unidade com a Igreja e principalmente com o Bispo, procure leva-los a união através de uma correção fraterna, mostrando o caminho da Igreja. Mas se nada acontecer e não houver mudança, não caminhe com eles. Não entre pelo caminho da desobediência, fique na Igreja e faça a sua parte, sendo fiel no seu caminho!
 
Deus abençõe


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ler, refletir e praticar

Leitura do Livro dos Provérbios 3,27-34

Meu filho: Não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. Não digas ao próximo: 'Vai embora, volta amanhã, então te darei', quando podes dar logo! Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros.

Busquemos essa semana crescer na amizade com Cristo e com nossos irmãos e irmãs.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Para você pensar

"Quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da
corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido"


Dom Odilo Pedro Scherer - Arcebispo de S.Paulo

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O católico e a política


Caríssimos irmãos e irmãs, como católicos não estamos e nem devemos ficar alheios à vida política e nem sobre o nosso dever de participar dela. Somos cidadãos responsáveis, não só por nós, mas pelo bem de todos. Diante da situação de corrupção em que se encontra o nosso país, a nossa vontade é não querer saber de política, pois confundimos política com os políticos que fazem as coisas erradas.

Quando deixamos de exercer os nossos direitos e deveres, os maus políticos tomam contam e fazem da política o que bem querem. A solução contra a corrupção não é abandonar a política, porém participar e levar para dentro dela os princípios e valores cristãos que estão em falta na vida das pessoas e na sociedade.  

Jesus nos disse que somos sal terra e luz do mundo (Mt 5:13-16).  Esta afirmação deve ser aplicada em todos os setores da nossa vida, isto inclui também a vida política.  

O sal serve para dar sabor e conservar, assim quando se trata da vida política Ser sal significa preservá-la e nos preservar da corrupção que se manifesta da várias formas que vai desde aqueles que estão envolvidos nos grandes esquemas de roubo do dinheiro público, passando por aqueles que lhe “antigamente” ofereciam dinheiro em troca de seu voto, como por exemplo:  pagar para adesivar o seu carro; dar a gasolina durante do mês, pagar um aluguel para colocar uma placa de propaganda no seu portão, etc. Quem se deixava corromper desta forma, tornava-se pior do que aqueles que queriam comprar o seu voto.

Ser luz é deixar-se guiar pelo Espírito Santo. A luz permite que vejamos a verdade; ela permite que não fiquemos cegos diante da realidade e lutemos contra as trevas que querem apagar a chama do Espírito que habita em nós. Ser  iluminados leva-nos também a iluminar o lugar em que habitamos, ou seja, precisamos expulsar da sociedade as obras diabólicas que tanto destroem a vida do ser humano.

Se um candidato ou partido não respeita a VIDA da concepção até o seu fim natural, essa pessoa e esse partido não deve receber voto de um (a) católico (a) temente a Deus. Faz-se necessário olhar com clareza sem deixarmo-nos seduzir pelas paixões e pelas mentiras que são apresentadas nas campanhas eleitorais. Quantas promessas são feitas!

Devemos examinar quem são os candidatos, qual o seu passado, qual a sua trajetória de vida e ver se realmente ele (a) é digno (a) de receber o nosso voto. Sabemos das tristes histórias pelas quais já passamos, mas não podemos deixar de exercer um direito que é nosso.

Os católicos podem votar livremente, a nossa Igreja não obriga seus fiéis a votar em determinado candidato, porém devemos votar em pessoas que sirvam sinceramente ao bem comum do nosso Município de Guarulhos. Precisamos escolher pessoas que saibam, tenham e defendam os princípios éticos e morais, principalmente os que nos são propostos pela Doutrina Social da Igreja. Pessoas que tragam esperança e luz para a vida de tantas pessoas desprezadas por um grupo que ainda não aprendeu a repartir.

Vou um pouco mais além; Por consciência não posso dizer em quem você vai votar, mas posso dizer que católico deve votar em católico, pois destes poderemos cobrar adiante; devemos ter gente nossa dentro do cenário político e, mais precisamente da nossa Câmara Municipal. Não tenha medo do que aconteceu no passado, perdoe! Mas não vote em quem não foi fiel ao batismo que recebeu e nem as promessas que fez. É tempo de renovação, é tempo de mudança; tudo esta aí em suas mãos. Não seja omisso, omissão é um pecado grave.

Que Deus nos abençoe e nos proteja hoje e sempre. Fraternalmente


Pe. José Alexandre


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SEMANA BÍBLICA

 Último dia da nossa Semana Bíblica. Já fica o gostinho de saudades, mas também de vontade de continuar em frente para anunciar a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do mundo.
 






 



 
Nossa Galiléia é aqui em Cumbica! A nossa Galiléia é em qualquer que estejamos, pois lá devemos levar e encontrar o Senhor.
 
 
 

Nosso agradecimento todo especial a equipe do Espa (Escola da Palavra). Da equerda para direita: Edson, Derci, Glória, Jane e a todas outras pessoas que estiveram trabalhando nos bastidores ajudando a fazer desta semana uma semana toda especial.
 
Deus ilumine a todos.

Semana Bíblica Paroquial


  Os primeiros cristãos tinham grande veneração pela Bíblia, eles copiavam textos inteiros da Escritura e traziam consigo, quando morriam estes textos eram depositados junto a seu coração. Em muitas casas a Bíblia ficava em lugar de destaque perto da porta e seus moradores ao sair ou quando chegavam beijavam a Escritura. Hoje ela até está num lugar de destaque em nossas casas, mas para ser enfeite e pegar pó, quase nunca a lemos.

Nas disposições destaca-se também o espírito de humildade, sem esta atitude não é possível receber de Deus seus ensinamentos. “Eu te louvo ó Pai, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11:25). Sem um coração disponível a Palavra é como se a semente fosse lançada em terreno infértil.

Uma última atitude é ler a Escritura com espírito de oração. Não adianta começar a leitura no livro do Gênesis e correndo terminar no Apocalipse.
 
É preciso tempo, meditação, oração. Dialogar com a Palavra. Para a leitura da Escritura apresenta-se muitos roteiros e métodos. A Igreja tem destacado a Lectio Divina (Leitura orante da Sagrada Escritura). Por este método entramos em contato com o texto e o texto entra na nossa realidade, é uma Palavra viva. Pela Lectio Divina vemos que Deus toca nossa realidade com seu amor.

Vamos nos apropriar deste tesouro que temos ao nosso alcance. A Bíblia é a Palavra de Deus, sua vontade e seu querer. A nossa relação com a Palavra de Deus é como um Matrimônio por toda vida! “É esta a parte que escolhi por minha herança observar vossas palavras, ó Senhor” (Sl 118:57).

                                                    
Pe. Cristiano Aparecido

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SEMANA BÍBLICA


A Bíblia é o tesouro mais precioso que possuímos; ela é o testamento que Deus nos deixa por herança; é um dom e uma graça tão grande que juntando todos os tesouros da Terra, eles são um nada diante do valor da Palavra que cria e edifica.
 
  Sendo Palavra de Deus, ela questiona a nossa vida: nossos valores, nossos critérios de juízo, nossas atitudes, nossa sociedade, nossas estruturas econômicas, ideológicas, políticas, etc.
 
 
Compreendendo tal importância somos chamados a dar um passo a mais na nossa caminhada de fé; após esse encontro de escuta, o próximo passo e colocar em prática em nossa vida e ver que nossa responsabilidade continua na transmissão desta Palavra, a fim de que ela encontre morada em outras mentes e em outros corações. Assim terá continuidade do diálogo entre Deus e cada um de nós.  Nas palavras de São Jerônimo: “Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer Jesus Cristo”.
 
O Senhor através da Sagrada Escritura nos faz conhecer o seu amor e da sua vontade, pois sendo conhecedores seremos capazes de nos guiar, converter e chegar a vida eterna.
 
Esta semana nossa Paróquia rende graças ao Deus Altíssimo que nos deu essa oportunidade única de poder parar com as demais atividade e nos dedicarmos ao estudo da Sua Palavra.
 
Durante estes 4 dias temos a oportunidade de aprender mais sobre o Evangelho de São Marcos.
 
Pedimos a Deus que toque mais corações para que as outras pessoas, de modo especial, os agentes de pastoral tenham consciência da importância de se formar mais para melhor ensinar.
 
Nosso agradecimento a equipe do Espa (Escola da Palavra) e as pessoas dos
setores que se propuseram a estar a frente dos trabalhos destes dias abençoados e aquelas pessoas que estiveram a frente da arrumação, lanches, canticos e demais trabalhos realizados.
 
Deus abençoe e ilumine a todos
 
Pe. Alexandre

VOTO CATÓLICO - 10 PRINCÍPIOS IRRENUNCIÁVEIS



1. Respeito à vida humana em todas as suas etapas, desde a fecundação até o declínio natural.

2. Defesa da família fundada no matrimônio, união de um homem e uma mulher, caraterizada por ser monogâmica, indissolúvel, complementaria e aberta à vida .

3. Respeito à liberdade religiosa e de consciência, entendidas como o direito de todo homem de render culto privado e público a Deus segundo sua reta razão.

4. Defesa da liberdade de educação, pela qual os pais podem oferecer a seus filhos formação dentro do lar e aceder a instituições colaborem harmoniosamente com eles na oferta de instrução formal.

5. Considerar o poder político um serviço, que leva a procurar e realizar obem comum acima do interesse e benefício particular.

6. Promoção subsidiaria das pessoas mais pobres da comunidade, garantindo-les ao menos oportunidades de desenvolvimento e condições dignas de vida.

7. Defesa do direito de todo cidadão a ter um trabalho digno, com remuneração familiar, e com justa participação nas utilidades da empresa da que forma parte.

8. Respeito à liberdade de iniciativa econômica sem regulações excessivas por parte do Estado, garantindo o acesso à propriedade, com sua conseqüente co-responsabilidade com os deveres de justiça social.

9. Respeito à liberdade de expressão e de de imprensa, dentro do marco do respeito à Verdade, à fama dos particulares e ao exercício ético da geração e divulgação de informação e opinião.

10. Promoção de uma adequada relação entre a Igreja e o Estado, caraterizada pelo respeito e a mutua colaboração, reconhecendo a justa atribuição que a Igreja tem de formar a consciência dos seus fieis.



 

 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ele te Conhece mais do que Possas imaginar!

Olá amigos! Este é o salmo de hoje, e achei muito interessante vejamos:

Salmo 3

1. Salmo de Davi, quando fugia de Absalão, seu filho.
2. Senhor, como são numerosos os meus perseguidores! É uma turba que se dirige contra mim.
3. Uma multidão inteira grita a meu respeito: Não, não há mais salvação para ele em seu Deus!
4. Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; vós sois minha glória, vós me levantais a cabeça.
5. Apenas elevei a voz para o Senhor, ele me responde de sua montanha santa.
6. Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-me, porque o Senhor me sustenta.
7. Nada temo diante desta multidão de povo, que de todos os lados se dirige contra mim.
8. Levantai-vos, Senhor! Salvai-me, ó meu Deus! Feris no rosto todos os que me perseguem, quebrais os dentes dos pecadores.
9. Sim, Senhor, a salvação vem de vós. Desça a vossa bênção sobre vosso povo.

Este Salmo nos diz uma grandes coisas alimenta nossas forças, nos dá coragem para continuar perseverantes na caminhada.
Inúmeras são as vezes que tentarão nos desanimar, irão nos perseguir dizendo que nossa conversão, nossa mudança, é somente algo passageiro, que a salvação não existe mais para nós.
Irmãos é por isso que Deus é o Deus do impossível, que torna o impossível em possível, por Ele tudo pode, Ele tem o poder de transformar a sua vida, tem o poder de te dar vida nova, se assim nós a quisermos. As pessoas podem até não acreditar em ti, porque não vêem nosso coração, mas o importante é que o Pai te conhece. Ele te sabe quais são seus mais profundos desejos, isso é limitado para as pessoas, então meus queridos amigos, quando alguém, disser que não acredita em ti não se chateie, ela não o conhece como o nosso Salvador!
 
Postado por Gabriel Calvi

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O útil e o necessário

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias.

 
A propósito da Oração Coleta da Santa Missa deste XXI Domingo do Tempo Comum, pareceu-me muito interessante a reflexão que segue. Pode nos ajudar a repensar o peso que temos dado a coisas, sem dúvida, úteis, porém, de modo algum, absolutamente necessárias.
 
Uma só coisa é necessária…

Sim, você consegue viver sem o seu maldito smartphone
 
 




Em um relatório [PDF] disponibilizado pela Associação de Editoras Online na segunda, destacou-se a estatística de que 68% dos proprietários de smartphones dizem que “não conseguem viver sem seus aparelhos”. Que monte de bebês chorões. Não me interessa quem você é ou o que você faz: você consegue viver sem um maldito smartphone.
 
A menos que eu esteja realmente por fora dos avanços tecnológicos, os smartphones não lhe dão de comer, água não brota deles e eles tampouco fabricam roupas. Eles não fazem fogo, produzem remédios ou dão crianças à luz. Os smartphones, com suas páginas de apps e funções bem mais ou menos de “assistentes pessoais inteligentes,” não são capazes de protegê-lo da chuva ou ajudá-lo contra uma investida de hienas raivosas. Se você disser que gosta do seu smartphone porque o considera uma ferramenta útil para tornar a vida mais simples, isso faz muito sentido.
 
Mais poder para você. Mas martelos também são ferramentas úteis para tornar a vida mais simples e, ainda assim, eu não consigo visualizar um mundo onde quase 70% dos proprietários de martelos diga que não conseguiria viver sem seus batedores de pregos.
 
Proclamar que você não consegue viver sem o seu smartphone não é apenas errado, é de certa forma ofensivo. É como dizer que você não conseguiria viver sem ar condicionado ou Breaking Bad ou presentes no Natal. A maioria das pessoas do mundo vive sem essas coisas e a maioria delas, adivinhe, vive razoavelmente feliz.
 
Ainda assim, 68% dos usuários de smartphones querem sugerir, tacitamente, que as vidas dessas pessoas não vale a pena porque elas não carregam em seus bolsos um celular que diz a previsão do tempo ou permite jogar Plants vs. Zombies. Tente dizer a uma criança da Bósnia que teve a sua casa cravejada por tiros que você não consegue viver sem seu smartphone. Veja quanta simpatia você terá dela.
 
Para ser sincero, eu seria capaz de apostar que um bom número dos que responderam a essa pesquisa estava sendo irônico quando disse que não conseguiria viver sem seu aparelhinho. Uma resposta irreverente a uma pergunta séria; eu duvido que você consiga encontrar uma dezena de pessoas que literalmente equipare smartphones a água e comida.
 
Mas a forma de dizer as coisas importa e se existem milhões de usuários de smartphones que balançam a cabeça em sinal de concordância quando alguém os questiona se eles precisam dos seus iPhones e Androids para viver, alguma coisa está terrivelmente errada.Para mim, esse problema é um sintoma de um outro ainda maior que vem corroendo os Estados Unidos por pelo menos desde a época em que eu nasci.
 
Em termos mais claros, parece que está cada vez mais difícil para muitas pessoas entender a diferença entre “precisar” e “querer”. Vivendo em uma nação rica e durante a era tecnologicamente mais avançada da história da humanidade, as linhas entre o que torna a vida possível e o que a torna confortável foram apagadas. Comida, água potável e um teto estão ao alcance da maioria dos norte-americanos e para muitos a estabilidade é uma constante há décadas.
 
Com o básico para a sobrevivência garantido, chegamos a um tempo onde a comida não é vista como uma necessidade da mesma forma que… digamos… nosso sangue não é visto como uma necessidade. A pessoa média raramente considera que ela precisa bombear sangue através das suas veias e coração para que ela viva — nossos corpos simplesmente fazem isso e não pensamos a respeito. Se você está lendo o Gizmodo, é bem provável que você encare a comida da mesma forma: você não se preocupa sobre de onde ela vem, ela apenas está ali.
 
E por ela simplesmente estar ali, isso permite que nós criemos novos requisitos para a vida. Precisamos de ar condicionado. Precisamos de TVs. Precisamos de headphones caríssimos. Não conseguimos viver sem nossos smartphones. É como se tivéssemos nos transformado em um país de adolescentes, o tipo que grita dramaticamente ”Você está arruinando a minha vida!” se nossos pais nos tiram os privilégios do celular ou do carro.
 
Eu gosto de verdade de poder ver meu email do celular. Isso me economiza um tempão, estresse e dores de cabeça relacionadas ao trabalho. Adoro enviar mensagens e usar o meu notebook e o Google Hangouts, provavelmente a única coisa boa que saiu do Google+. Mas eu também acho importante me lembrar constantemente de que se todas essas coisas desaparecessem, a minha vida seria diferente, não pior.
 
Nas primeiras semanas muito provavelmente ela viraria uma tremenda bagunça, mas depois de um tempo eu me acostumaria; talvez eu até gostaria dessa nova realidade. Na verdade, alguns estudos demonstram que os norte-americanos em média são mais infelizes hoje do que há 30 anos, antes do computador ser onipresente, antes dos smartphones estarem em todos os bolsos e bolsas, antes de nós termos nos transformado em obcecados por email.
 
Outros estudos dizem que há uma correlação inversa entre a quantidade de mídia que as crianças consomem e a felicidade delas. Nós queremos — não, precisamos — de todas essas coisas e, quando as conseguimos, elas ainda assim não nos faz necessariamente aproveitar melhor a vida, mesmo que passemos a não conseguir mais imaginar a vida sem elas.
 
Uma das séries mais aguardadas da NBC é Revolution, um drama sobre o que acontece quando, por algum motivo, cada pedaço da tecnologia existente no mundo simplesmente para de funcionar. Milhões ficam sem chão por um tempo, claro.
 
Mas a história central do programa é sobre a família e os amigos próximos, sobre encarar a situação e seguir em frente. Porque existe vida além da tecnologia, ainda que ela não tenha o mesmo sentido de quando você fica na fila à espera do próximo iPhone.
 
Fonte: Gizmodo

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Semana Bíblica


DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS

Nesta semana, de 11 a 14 de Setembro, teremos nossa formação da semana bíblica. O encontro começa com a Santa Missa, às 19h. A proposta para este ano é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. A formação proporcionará crescimento pessoal e comunitário a partir da bíblia.

O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos.

Com esta formação damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experiências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.

Venha participar deste importante momento, vamos juntos conhecer e vivenciar a Palavra de Deus!

Local: Paróquia Santa Teresinha
Rua Mazagão, 206 - Cumbica
De 11 a 14 de Setembro -Terça a Sexta-feira
19h - Santa Missa
20h - Formação

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de Setembro: Comunidades de todo o país participam do Grito dos Excluídos 2012


O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. È um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

Trata-se de uma mobilização dos movimentos sociais, com o apoio da Igreja no Brasil, que visa denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social.

A manifestação deseja tornar público, nas ruas do país, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome, além de propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.

Em 2012, o tema do Grito é “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”, em sintonia com a 5ª Semana Social Brasileira.


Fonte: CNBB

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Imagem peregrina da Mãe Rainha




O Movimento Mãe Rainha comunica que a imagem peregrina de Nossa Senhora, 
Mãe, Rainha e Vencedora Três vezes de Schoenstatt permanecerá até o dia 16 de Setembro na paróquia.
De segunda a sexta, às 15h, você está convidado a rezar conosco o santo terço, contamos com sua presença na paróquia!