quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fé e Política


 
 
A Pastoral Fé e Política retomou no  dia 08 de junho de 2013, com representantes de diversas paroquias,  suas atividades em nossa Diocese. Trata-se de uma Pastoral que foi muito ativa com apoio e lutas juntamente com os movimentos sociais que contribuíram para que cidade conquistasse transporte, moradia, água, etc. E que agora continuará buscando dignidade para os menos favorecidos.

Neste dia o  Padre Frizzo indicou a identidade e missão da Pastoral:

1– Inserir a Igreja de Maneira afirmativa na sociedade. Ela tem uma função Social.

2 – Unir de maneira nova Fé e Vida. A função da Igreja é ser povo de Deus. Quando se afasta o Espírito Santo a traz de volta.

3 – Preparar os Cristãos para o processo eleitoral, tanto no legislativo como nos diversos Conselhos de direito.

4 – Motivar o protagonismo dos leigos. Estes são corresponsáveis pela Missão da Igreja.

5 - Humanizar a sociedade.

6 – Ter em suas ações a opção preferencial pelos pobres. Pensar a partir deles, ser semelhante ao bom pastor.

7 – Ter e buscar a espiritualidade de Jesus Cristo para suportar os desafios, “... o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" – Mt 8:18-20.  O agente pastoral busca constantemente a melhora e vida digna para o próximo.

8 - Estudar e agir a partir da fé católica, dos documentos, das orientações de nossa Igreja. Mas a participação na Pastoral não se limita apenas a católicos, mas a todos que compartilham da missão.

9 - Buscar constantemente que todos tenham vida, estudando e compreendendo Medellin, Puebla e Aparecida.

10 - Ter o Evangelho como fonte primeira. Os trabalhos e missão devem ser orientados e guiados por ele e não por ideias e princípios humanos.

 

São Muitos os desafios inclusive de estruturação da Pastoral na Diocese. Para discutir estes pontos o padre Francisco Veloso apontou algumas propostas e perguntas que a pastoral vai buscar resolver.

a)      Escola de Fé e Política como ponto de partida.

b)      Participação e atuação no acompanhamento da Câmara Municipal

c)       Participação nos Conselhos de Direito

d)      Articulação nas Foranias

e)      Fazer o programa e planejamento de forma a concretizar a Pastoral.

 
Ficou definido que as reuniões serão realizadas por Forania, onde discutirão os assuntos acima e escolherão os coordenadores da Forania.

Para aqueles que se interessarem e desejam fazer parte desta mudança na visão política, venham da Escola da Fé e Política.

Nosso próximo encontro será dia 10 de agosto às 09h30 no Centro Comunitário Elizabeth Bruyère, localizado na Rua Maria de Fátima de Kida, 24-C - Vila Fátima. 
 

Prof. Cristiano Sena

E a Jornada continua...

Ontem estive presentes em nossa Paróquia uma delegação da Arquidiocese de Madrid - Espanha. Foram 250 jovens acompanhados de 14 padres e do Bispo Auxiliar de Getafe Dom José Rico Paves.
 
Para nós, além da alegria e da correria fica o gosto de podermos acolher pessoas que em poucas horas deixam algo em nossa vida.
 
Novamente agradeço a nossa maravilhosa equipe de cozinha que mais uma vez deu um "show de bola" e aos voluntários que puderam nos ajudar na correria de segunda para terça.
 
Deus os abençoe.... risos, amanhã tem mais.
 
 









sábado, 27 de julho de 2013

Família Vicentina de Guarulhos


 A família vicentina se reunião na Paróquia Santa Teresinha numa solene Missa de ação de Graças por todas as bênçãos recebidas e de modo particular para agradecer ao trabalho da Diretoria do Asilo São Vicente de Paulo - Cumbica que terminou o seu mandato.

Ao mesmo tempo se reunião para pedir as bênçãos de Deus para a nova diretoria que assume e tão belo e árduo trabalho.
 
Após a cerimônia houve uma pequena recepção para os participantes.
 
 





 
 


 

 
 




 
 
Nossos agradecimentos a todos os que nos ajudaram neste dia tão festivo.
 
Venha você conhecer também o nosso Asilo São Vicente de Paulo. Venha ser um Vicentino e espalhar a caridade pela sua vida e na vida das pessoas que hoje precisam do seu carinho, do seu amor e da sua ajuda.
 
 
Vicentino+1
 
 



 


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Nossos jovens na Jornada

 
Comunicamos aos pais, familiares e amigos dos peregrinos que viajaram rumo ao Rio na noite de ontem que eles fizeram uma viagem tranquila e chegaram ao destino hoje as 7h00 da manhã.
 
Pela Providência Divina estão sendo instalados na casa de moradores, já almoçaram e estão muito felizes. Rezemos pelo sucesso da Jornada, rezemos pela santidade de nossos jovens e rezemos por todas as nossas famílias. 
 
Aproveito a ocasião e saúdo a todos os avós que neste dia comemoram seu dia. Que São Joaquim e Santa Ana interceda por eles dando-lhes sempre o carinho e o amor da família, de modo especial dos mais jovens.
 
Fraternalmente
 
Pe. Alexandre.

terça-feira, 23 de julho de 2013

RIFA DIOCESANA


5 carros esperam por você!
 
 

 

Nossa Paróquia de Santa Teresinha mais uma vez participa da Rifa Diocesana e, mais uma vez a sua colaboração é muito importante para o sucesso deste evento em prol da reforma do telhado da nossa Catedral (Matriz) Diocesana. A nossa Igreja Mãe precisa de reformas urgentes!
 
Pedimos que cada um de vocês, dizimistas, paroquianos e agentes de  Pastoral ao menos um talão  com 10 bilhetes cada. Juntando nossas forças daremos conta de vender e receber mais rapidamente.
 
Lembre-se que metade do valor arrecadado com a venda ficará para a nossa Paróquia. Essa metade nos ajudará nos nossos trabalhos, principalmente agora que estamos equipando as Capelas de acordo com as normas estabelecidas pelos bombeiros; visando assim a segurança de todos. Além disso, temos outros projetos que estamos também trabalhando.
 
A cada talão vendido você recebe um cupom para concorrer aos prêmios que serão sorteados quando terminarem as vendas dos talões.
 
A partir de hoje os talões já se encontram na secretaria paroquial e a partir da próxima semana em todas as Capelas da nossa Paróquia.
 
Sorteio será no dia 23 de novembro pela Extração da Loteria Federal.
 
Contamos com o seu apoio e colaboração. Deus te abençoe. Muito obrigado.
 
Fraternalmente

Pe. José Alexandre

Asilo São Vicente


Feijoada no Asilo São Vicente de Paulo
Cumbica - Guarulhos
 
 
 
 Venha participar da Feijoada Beneficente em prol das obras e das assistidas da Casa de Repouso São Vicente de Paulo em Cumbica – Guarulhos.

Um pouco de carinho e ajuda sempre faz bem!  Colabore para manter a nossa Casa.


  Muito obrigado. 
Pe. Alexandre.

Data: 28 de julho
Horário: a partir das 12h
Endereço: Rua Birigui, 261
Fone: 11-2412-7113
Valor: R$ 20,00

Pobre Bento XVI


 
A simplicidade e a humildade serão, de fato, características marcantes do pontificado do papa Francisco. Praticamente toda reportagem faz questão de ressaltar esses pontos, que são, realmente, elogiáveis.

No entanto, a maior parte dos relatos da imprensa também faz questão de estabelecer um antagonismo entre Francisco e seu antecessor, Bento XVI. Não basta saber que o anel do novo papa é de prata, banhado a ouro; é preciso citar o de Ratzinger, feito de ouro maciço. Elogia-se o papa que mantém a cruz peitoral de ferro dos seus tempos de bispo, ao mesmo tempo em que se lembra que Bento XVI usava cruzes de ouro. A impressão é de que se pretende levar o leitor a pensar “esse, sim, é um bom papa, não é como o anterior”, como se um conclave fosse um concurso de simpatia.

O mote começa a beirar o exagero quando cerimônias como a do início do pontificado são elogiadas por sua “simplicidade” em contraposição às liturgias de Bento XVI. Na verdade, a missa em quase nada foi diferente do que teria sido se o papa anterior a tivesse celebrado. É verdade que o novo pontífice não parece demonstrar o mesmo interesse pela liturgia que tinha Bento XVI, mas é preciso levar em consideração que Ratzinger jamais viu nas vestes litúrgicas um instrumento de ostentação e autopromoção. Sua visão da beleza como elemento apologético está bem documentada em sua obra. E, simplicidade por simplicidade, Bento sempre fez questão de usar adereços litúrgicos – cada um deles carregado de simbologia, ou seja, não se trata de mero enfeite – já usados por outros papas e pertencentes ao Vaticano, com custo zero.

Francisco se sente muito à vontade entre a multidão, mas é até injusto comparar um pontífice com décadas de experiência pastoral com um acadêmico introvertido que fez praticamente toda a sua carreira eclesiástica em universidades e na Cúria Romana. E, mesmo assim, Bento nunca fugiu dos fiéis ou nunca se mostrou avesso ao contato com as pessoas. O “abraço coletivo” que ganhou dos dependentes de drogas na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá (SP), é um dos momentos mais tocantes de sua visita ao Brasil, em 2007.

A julgar pelas repetidas menções que faz a seu “amado predecessor”, muito provavelmente o próprio papa Francisco rejeitaria comparações de estilo com a intenção de diminuir Bento XVI ou fazê-lo parecer fútil com suas cruzes douradas e sapatos vermelhos. Mas é difícil imaginar que os elogios ao papa simples e humilde vão continuar quando ele começar a se pronunciar sobre os tais “temas polêmicos” a respeito dos quais a imprensa sempre espera, em vão, por mudanças. Aí se perceberá que Bento XVI e Francisco não são tão diferentes quanto parecem.
 
 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Asilo São Vicente de Paulo

 
Neste sábado dia 20 as 16h00 na nossa Paróquia haverá a Santa Missa em louvor a São Vicente de Paulo e ao Beato Frederico Ozanan e em Ação de Graças por todo trabalho que é prestado pelo nosso Asilo São Vicente de Paulo.
 
Acontece nesta ocasião a posse da nova diretoria do Asilo São Vicente de Paulo. Rezemos por estes nossos irmãos que acolhem de coração essa missão tão árdua, mas tão necessária que é cuidar das nossas idosas.
 
Participe conosco, celebre conosco e ajude esta obra de amor e caridade.

Contra o Aborto

Nota Pastoral de Dom Antonio Rossi Keller a respeito do PLC 3 de 2013. 
 
  
NOTA PASTORAL
A respeito do PLC n 3 de 2013
 
 
Irmãos e irmãs, Diocesanos de Frederico Westphalen e demais católicos e pessoas de boa vontade.
Com amargura na alma, mais uma vez, vejo-me obrigado a escrever uma Nota Pastoral em relação à questão do aborto e à sua implantação no Brasil.
 
No último dia 4, alavancado pelo apoio e pressão do PT e de seus aliados, o Congresso Nacional, enviou para a sanção da Presidente da República, o PLC n. 3, de 2013. Tal Projeto foi  aprovado em regime de urgência, ou seja, sem dar o devido tempo exigido pela gravidade da proposta para que os Congressistas pudessem analisar e principalmente, escutar a sociedade civil, em relação ao texto em questão.
 
Os defensores da implantação do aborto no Brasil usaram uma estratégia muito bem preparada: sabendo que jamais passaria pelo Congresso algum tipo de projeto que diretamente permitisse a implantação do aborto, trocaram termos e palavras, sem contudo desviar um só milímetro de suas intenções: o puro e simples encaminhamento para a aprovação do aborto de fato.
 
O artigo 1º do Projeto que prevê o “atendimento emergencial integral” de vítimas de violência sexual é depois manipulado pelos abortistas no artigo 3, parágrafo 4, através de uma “profilaxia da gravidez”, que deve ser simplesmente entendida como a autorização para o aborto.
 
Não se encontra, naturalmente no texto, a palavra“ aborto”. Mas as intenções são suficientemente claras: proporcionar aos profissionais da Medicina e do Direito a base legal para a realização pura e simples de abortos. Esta é e sempre foi a estratégia usada: fugir dos termos contundentes, mas implantar, de forma disfarçada a devida autorização para que se possa agir de acordo com a ideologia abortista.
 
O resultado da aprovação deste Projeto de Lei já é conhecido… este é o objetivo da agenda abortista: o Executivo, sancionando a Lei, irá estabelecer as regulamentações e as normas técnicas que abrirão a estrada da implantação, na prática, do aborto.
 
A estratégia é clara e, infelizmente, o Congresso brasileiro entrou, como se costuma dizer, “na jogada” aprovando e encaminhando um projeto destes para a sanção da Presidente da República. Tudo muito bem preparado, estudado e levado a efeito sem a devida discussão e sem a necessária participação da sociedade brasileira como tal, que sabidamente é em sua grande maioria, contrária à implantação do aborto.
 
O aparente respeito à legalidade que tal encaminhamento deste iníquo projeto de lei possa estar seguindo tropeça em uma única e definitiva verdade, como nos diz o bem aventurado Papa João Paulo II, na Evangelium Vitae: “Reivindicar o direito ao aborto, ao infanticídio, à eutanásia, e reconhecê-lo legalmente, equivale a atribuir à liberdade humana um significado perverso e iníquo: o significado de um poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Mas isto é a morte da verdadeira liberdade“.
 
É bom que exista uma legislação adequada ao atendimento humano de mulheres vitimas de violência sexual, no Brasil. O que não podemos jamais admitir é que entre os possíveis encaminhamentos, permita-se o aborto. Isto é inaceitável!
 
Assim sendo, venho, através desta Nota Pastoral expor esta dramática situação aos diocesanos da Igreja Particular de Frederico Westphalen e às pessoas de boa vontade, que acreditam e defendem o valor da vida humana desde a sua natural concepção até seu fim natural, e pedir, fundamentalmente, duas coisas:
 
1.      Orações intensas, suplicando ao Senhor da vida, que possa salvar-nos desta chaga horrorosa que é o aborto;
 
2.      A firme manifestação contra a sanção deste Projeto de Lei, fazendo telefonemas ou enviando fax para o Gabinete da Exma Sra. Presidente da República que, como todos lembramos, na Campanha eleitoral, vendo que poderia perder a eleição, comprometeu-se publicamente, junto a diversos líderes religiosos e perante a Nação, a não permitir, durante seu governo, a implantação de nenhuma forma de aborto, no Brasil.
 
Os contatos são os seguintes:
 
Telefones: (61) 3411.1200    (61) 3411.1201
Fax:          (61) 3411.2222
 
Desejando a todos a Paz e o Bem que vem de Deus, os abençoo no Senhor.
 
 
Frederico Westphalen, 14 de julho de 2013.
XV Domingo Comum C
 
+ Antonio Carlos Rossi Keller
Bispo de Frederico Westphalen
 
 
Fonte: Encontro com o Bispo

Os Santos, Maria, Imagens, Adoração e Veneração

 
 
Na Comunhão dos Santos louvamos Maria, a Mãe de Jesus


A Bíblia nos ensina que Deus é três vezes santo, só Ele é santo. Deus comunica a santidade, é um Deus santificador e deseja um povo santo: ”Sede santos, porque eu, Javé, sou santo” (Levítico 19,2;20,26). A santidade de Jesus é idêntica à santidade de seu Pai Santo (João 17,11). Jesus santifica os cristãos; o Espírito Santo é o agente santificador dos cristãos. Jesus vai recomendar: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito“ (Mateus 5,48). Portanto, a santidade é vocação de todo cristão: “A vontade de Deus é esta: a nossa santificação” (1 Tessalonicenses 4,3).

Ser santo é cumprir a vontade de Deus em nossa vida. Santos são, portanto, todos aqueles que vivem o Evangelho e, de forma toda especial, os que já se encontram hoje na casa do Pai. Os santos não ocupam o lugar de Deus, não são inventados pelos homens, não são deuses, mas criaturas de Deus, a quem Deus privilegiou com um amor especial, e viu este amor ser correspondido. Eles só são reconhecidos como santos porque foram amigos íntimos do único Deus que os santificou. Os santos são heróis da fé vivida no amor, fé no único Deus verdadeiro, o Deus revelado em Jesus Cristo.

Nenhum católico adora os santos, mas os respeita e VENERA como amigos de Deus. Este respeito e veneração vêm da fé na ressurreição, pois os que morrem no Senhor estão com Ele. Vêm da fé na “comunhão dos santos”: os santos intercedem por nós diante de Deus. A Bíblia nos mostra que Deus opera milagres pela intercessão dos santos.
 
Um exemplo é a cura do coxo de nascença, operada por São Pedro e São João, junto à porta do Templo: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3,1-9). E a Bíblia apresenta outros inúmeros exemplos afirmando que “Deus fazia não poucos prodígios por meio de Paulo” (Atos 19,11-12). Jesus é nosso único mediador entre Deus e os homens, e Ele disse: ”O Pai dará a vocês tudo o que pedirdes em meu nome” (João 15,16).

Um santo só opera em nome de Jesus, porque só em Jesus está a fonte da graça e a força de Deus. Os santos não estão em oposição ao Senhor. Ao contrário, colocam em evidência a glória e santidade de Jesus Cristo, cabeça da Igreja e nosso único salvador. Pois foi Jesus mesmo quem afirmou: ”Eu garanto a vocês: quem crê em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai” (João 14,12). Ninguém pode ser santificado, sem entregar sua vida por Jesus e pelos irmãos. Honrar um santo significa reconhecer a força transformadora da Palavra de Deus, que santifica quem a aceita e a coloca em prática.

O santo é para os cristãos um exemplo de quem testemunhou sua fé no seguimento de Jesus. Nós, católicos, temos a alegria de abrir nosso álbum de família – a nossa família na fé – e contemplarmos uma fileira de heróis na fé, os santos, nossos irmãos e amigos, que conseguiram servir a Deus com fidelidade e, junto de Deus, pedem por nós. Santos e santas, rogai a Deus por nós!

Entre os santos de Deus está, em primeiro lugar, Maria, a mãe de Jesus(Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; João 19,25).

Imagens e Idolatria
Muitos se perguntam: os católicos adoram imagens? A resposta é: NÃO! Nunca as adoraram, sempre as valorizaram e VENERARAM. DEIXANDO BEM CLARO QUE "ADORAR" E "VENERAR" SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES. As imagens valem o que vale uma foto; ela pode estar gasta, mas recorda um ente querido.
 
Os católicos não adoram imagens; somente as utilizam para lembrar de alguém que é maior, e a isso se chama de veneração e NÃO de adoração. O sentido das imagens católicas está na linha da serpente de bronze que Deus mandou Moisés esculpir (Números 21,8-9), segundo a explicação dada em Sabedoria 16,7: ”e quem se voltava para ele (o sinal da serpente), era salvo, não em virtude do que via, mas graças a Ti, ó Salvador de todos”.

a) Imagens permitidas na Bíblia:

A Bíblia apresenta, muitas vezes, o mistério de Deus através de imagens: e a primeira imagem quem a fez foi o próprio Deus, ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança (Gênesis 1,27;2,7). O mesmo Deus manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Êxodo 25,18-20). Manda Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (1Reis 6,23-25 e 7,29).
 
O Novo Testamento também apresenta o mistério de Deus através de imagens: a imagem de Jesus como cordeiro digno de receber a força e o louvor (Apocalipse 5,12). Quando do batismo de Jesus, o Espírito Santo é apresentado em forma de pomba (Mateus 3,16) e, no dia de Pentecostes, com línguas de fogo (Atos 2,1-3).

Jesus ensinava através de imagens: “Eu sou o bom pastor” (João 10,14). Os primeiros cristãos vão representar Jesus desenhando um Bom Pastor com a ovelha nos ombros. Olhando esta imagem, eles não adoravam um pastor, mas pensavam na ternura de Deus que, em Jesus, busca a ovelha perdida. Representar algo por imagem ou símbolo era comum na Igreja primitiva, sobretudo em tempos de perseguição. Por muito tempo, as pinturas dos santos e de cenas bíblicas nas Igrejas foram o único livro que os cristãos mais simples puderam ler e entender.

b) Imagens proibidas na Bíblia, idolatria:

A Bíblia, então, não proíbe as imagens? Sim, proíbe quando sua finalidade é servir à idolatria: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da escuridão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que está em cima dos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto” (Êxodo 20,2-5). Em várias passagens bíblicas se repete esta proibição de não adorar outros deuses e nem fazer deuses fundidos (Êxodo 34,14-17; Deuteronômio 7,5).

Podemos perceber que "ídolo" designa imagem feita para ser adorada como deus, como faziam os pagãos com suas divindades. Para os judeus, as imagens dos deuses são os próprios deuses pagãos. Os povos vizinhos dos judeus acreditavam em muitos deuses e faziam imagens deles. Geralmente, estes deuses, criados pelo próprio homem, serviam de apoio ao sistema injusto e cruel que maltratava o povo, em especial os pobres.
 
Em Israel não se podia fazer imagem de Deus, não se podia imaginar como Deus era, pois Ele é invisível e ninguém nunca o tinha visto. Do Deus verdadeiro não se faz imagens, porque todas as imagens são inadequadas para Javé. Dos falsos deuses se faziam imagens que eram chamadas de ídolos; eram rivais de Javé. Idolatria é a exclusão do Deus verdadeiro, substituindo-o por um falso deus.

O ídolo estava sempre ligado a um sistema de corrupção e opressão, levando a sociedade à divisão e à guerra por causa da ganância pela terra, bens materiais e dinheiro, fama, prazer e poder. Estes, sim, são os verdadeiros ídolos que afastam a pessoa do Deus verdadeiro, competindo com Ele no coração (cf. Mateus 4,1-10; Lucas 4,1-12).

Portanto: Deus parece, mas não é incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens e noutro lugar o teria proibido. A imagem, hoje, mais do que nunca, faz parte da linguagem humana e é representação de pessoa, coisa, ideia. A Bíblia fala de imagens algumas vezes para denunciar a idolatria, outras vezes para mostrar o quanto a imagem é necessária para entendermos, por meio do Filho, o próprio Pai: “Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível...” (Colossenses 1,15).

Os primeiros cristãos, martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com atenção. Eles não tiravam esses textos que proíbem imagens de seu contexto. Comparando-os com outros textos bíblicos, ficaram convencidos de que Deus proíbe imagens de deuses falsos, adoração de ídolos que representem falsos valores, os quais induzem ao pecado. É o que faziam os povos vizinhos de Israel.
 
Mas Deus não proíbe fazer outras imagens que contribuem para exaltar sua glória e poder. O II Concilio de Nicéia, no ano 787, defende a veneração das imagens (pintura e escultura) de santos pelos cristãos e o uso de símbolos nas celebrações litúrgicas. O mesmo fez o Concilio Vaticano II, mantendo o culto às imagens conforme a tradição (LG 67), contanto que seja em número comedido e na ordem devida (SC 125).

Texto:
Cônego Pedro Carlos Cipolini - Doutor em Teologia (Mariologia); professor titular da PUC–Campinas; membro da Academia Marial de Aparecida

domingo, 14 de julho de 2013

IMAGENS PARA OS CATÓLICOS: VENERAÇÃO E ADORAÇÃO

Tema espinhoso e difícil de abordar, mas nós católicos precisamos superar este assunto e aprender a nos defender do ataque preferido dos protestantes.

É sempre a mesma "lengalenga": “ Vocês são idólatras”, “Vocês adoram imagens”, “Vocês estão no pecado”... e por aí vai. Nesta hora  não tem jeito, é respirar fundo e apelar para a paciência, não vale nem a pena argumentar com quem já tem discurso pronto. É jogar “pérolas aos porcos”.

Bem, sabemos que não somos idólatras e não ficamos presos ao versículo do Ex,20 1-6. Nós como bons cristãos lemos o capitulo todo, aliás lemos o livro todo, e sabemos que mais a frente o mesmo Deus que proíbe manda fazer, Ex 25,18.

Nossa Igreja é iconográfica, e se formos fazer uma breve visita ao passado saberemos que poucos eram os que detinham cultura, que sabiam ler e escrever. Os pobres nunca souberam, mas isso não os impediu de serem incluídos no plano da Salvação de Deus.

Gosto de lembrar uma passagem de um livro que li, e sempre que possível, recorro a sua leitura, talvez algum de vocês conheçam, caso contrário, procurem ler, é ótimo, “Médico de Homens e de Almas” Taylor Cadwell. Nele a escritora, no estilo de romance nos trás uma biografia de São Lucas, médico grego, autor do quarto Evangelho e do Ato dos Apóstolos, Evangelista dos gentios, das mulheres tão bem retratadas e lembradas, o Evangelista do Natal.
 
Lucas além da erudição grega, de ser médico, de família rica, tinha outras habilidades entre as quais a pintura. Tão logo pode, foi a Judéia recolher informações a respeito de Jesus, ouviu muita gente, os apóstolos, e quis escutar também a Mãe do Salvador, Maria. A primeira imagem de Nossa Senhora foi feita por Lucas, que a retratou em uma pintura, assim conta a lenda, e assim eu gosto de crer.

A catequese em imagens. Imaginem que a maioria do povo simples, iletrado, jamais conseguiria ser instruído na fé de não fosse por imagens. É tão comum vermos aquelas inscrições egípcias gravadas a milhares de anos em pedras, com desenhos, com imagens e deduzir a mensagem que querem passar.

Ao se ver diante de um quadro, hoje grandes obras de artes, podemos deduzir a história , o que aconteceu quem são aqueles personagens, o que estão fazendo... Meditar os quadros da Via Crucis  dentro de uma igreja, é a história contada em imagens.
 
Hoje tive uma aula de história contada em imagens quando entrei na igreja onde participo da celebração Eucarística, um conjunto de quadros do artista mineiro, Sinval Fonseca que ornam a não menos bela igreja de São Sebastião, uma inovação do ponto de vista litúrgico, no lugar da tão tradicional Via Crucis, os quadros em sequência contam a história da Salvação, desde seu inicio, até a consumação. Daria para ficar horas admirando a obra e meditando cada momento, cada lição.

Uma imagem para nós não é um “bezerro de ouro”, uma imagem para nós é uma lembrança, é uma inspiração, principalmente a dos Santos, eles servem de exemplo a serem seguidos, eles servem de refúgio na hora do desespero.

O próprio Deus se fez em imagem, afinal Jesus não é a imagem de Deus, que quis fazer o homem a sua imagem e semelhança, nós homens e mulheres não reproduzimos a imagem de Deus, quando geramos mais filhos para Ele?

O Pão e o Vinho consagrados não são a imagem de Cristo ressuscitado, esta imagem sim, esta nós adoramos.

Portanto caro irmão de fé, quando alguém lhe jogar na cara que você é um adorador de imagem, admita, mas admita confiante, que você adora sim, mas adora a imagem do Deus Vivo e Ressuscitado, e siga em paz com sua fé.
 
 
Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais e colaboradora do portal Catolicismo Romano.

sábado, 13 de julho de 2013

CAMINHOS PARA ENTRAR NA VIDA ETERNA

Quereis que vos indique os caminhos da conversão? São numerosos, variados e diferentes, mas todos conduzem ao céu. O primeiro caminho da conversão é a condenação das nossas faltas. "Aviva a tua memória, entremos em juízo; fala para te justificares!" (Is 43,26). E é por isso que o profeta dizia: "Eu disse: «confessarei os meus erros ao Senhor» e Vós perdoastes a culpa do meu pecado" (Sl 31,5).

Condena pois, tu próprio, as faltas que cometeste, e isso será suficiente para que o Senhor te atenda. Com efeito, aquele que condena as suas faltas, tem a vantagem de recear tornar a cair nelas...

Há um segundo caminho, não inferior ao referido, que é o de não guardar rancor aos nossos inimigos, de dominar a nossa cólera para perdoar as ofensas dos nossos companheiros, porque é assim que obteremos o perdão das que nós cometemos contra o Mestre; é a segunda maneira de obter a purificação das nossas faltas. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós" (Mt 6,14).

Queres conhecer o terceiro caminho da conversão? É a oração fervorosa e perseverante que tu farás do fundo do coração... O quarto caminho, é a esmola; ela tem uma força considerável e indizível... Em seguida, a modéstia e a humildade não são meios inferiores para destruir os pecados pela raiz. Temos como prova disso o publicano que não podia proclamar as suas boas ações, mas que as substituiu todas pela oferta da sua humildade e entregou assim o pesado fardo das suas faltas (Lc 18,9s).

Acabamos de indicar cinco caminhos de conversão... Não fiques pois inativo, mas em cada dia utiliza todos estes caminhos. São caminhos fáceis e tu não podes usar a tua miséria como desculpa.
 
 - São João Crisóstomo

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sou católico (a), sou responsável

                                                  CINCO MANDAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA                  
 
 1. Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda.
Na maior parte dos países ocidentais católicos, os dias santos de guarda são:
Santa Maria, Mãe de Deus - 1 de janeiro
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) - data variável entre maio e junho: 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
Imaculada Conceição de Maria - 8 de dezembro
Natal - 25 de dezembro
2. Confessar-se ao menos uma vez por ano.

3. Receber o sacramento da Eucaristia, pelo menos na Páscoa.

4. Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
Dias de jejum: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa.
Dias de abstinência de carne: sextas-feiras da Quaresma.
 
5. Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.


Estes cinco mandamentos da Igreja (não confundir com os Dez Mandamentos da Lei de Deus), na sua forma atual, foram promulgados em 2005 pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo "dízimos" do quinto mandamento (pagar dízimos conforme o costume), cujo sentido real era, obviamente, contribuição, não taxação ou imposto.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia de São Camilo de Lellis e Missa Festiva

 
Padroeiro dos Doentes, dos Enfermeiros, dos Cuidadores
 
 
Piedosíssimo São Camilo que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do Céu os que vos invocam confiados no vosso auxílio.

Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno. Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade.

Assim seja. São Camilo de Lellis, rogai por nós.
 
 
 
 
 
 
Dia 14 de julho, domingo próximo venha participar da Santa Missa em Louvor a São Camilo na Capela cujo o santo é padroeiro.
 
Rua Ariovaldo T.B. das Neves, 687 - Cumbica
 
 
 

São Bento

 O Império Romano, outrora imponentsao_bento_subiaco.jpge e majestoso, via-se devastado e aniquilado pelas hordas bárbaras que surgiam na Europa, sedentas de saque e destruição. Instituições, costumes, edifícios, tudo era varrido em presença dos novos dominadores.
 
Entretanto, a Santa Igreja Católica, firmada sobre a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo, de que jamais as portas do inferno prevaleceriam contra ela, brilhava em meio às ruínas do Império Romano, qual luzeiro no firmamento, proclamando que o mundo nascido do paganismo soçobrava, mas que ela mesma jamais seria destruída. Mas como Deus faria surgir, em meio ao caos, o esplendor e a ordem?
 
O Espírito Santo suscitou na alma de um jovem, um desejo intenso de restaurar e renovar a sociedade de então e instaurar uma nova civilização: Bento de Núrsia.
 
sao_bento_subiaco_2.jpg
Bento nasceu de uma nobre família da Núrsia, em 480. Sentia em si, enorme anelo pelo silêncio e solidão. Seus pais o enviaram a Roma, para que pudesse estudar, mas querendo preservar aquele impulso sobrenatural que movia o seu coração, viu que não poderia permanecer no "mundo" da época. Resolveu abandonar tudo, para ir à procura de um lugar onde pudesse adquirir o conhecimento e o amor de Deus.
 
A cidade de Enfide, a 50 quilômetros de Roma, foi o local escolhido para o seu retiro. Um pequeno fato, foi ocasião para o seu primeiro milagre: certo dia sua antiga governas-bento-preside-a-ceia-no-mmosteiro.jpgnta, querendo limpar o trigo, deixou cair o crivo no chão, ocasionando a quebra do mesmo. São Bento tomando os pedaços do chão o restituiu da forma mais perfeita possível à governanta. Milagres como este foram inúmeros, pois Deus lhe concedeu, com largueza, o dom dos milagres.
 
Atraídos por sua fama, vários varões juntaram-se sob sua égide para receberem um "pouco de seu espírito". Nascia assim a ordem Beneditina, que devia se espalhar por todo o mundo. Os filhos espirituais de São Bento seguem a regra escrita por seu fundador vivendo a perfeição na obediência, o esplendor da liturgia, o primor do canto religioso e o amor à beleza posta a serviço de Deus.
 
A Ordem de São Bento teve um extraordinário desenvolvimento a morte-de-s-bento.jpgpartir do século X, com a fundação da Abadia de Cluny. Inúmeros padres, bispos, cardeais e inclusive papas, seguiram sua inspirada regra.
 
O santo abade com antecedência previu o dia de sua morte. Seis dias antes, mandou preparar sua sepultura e no dia 21 de março de 547, entregou sua alma ao Criador.




Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/48534-Sao-Bento--um-varao-repleto-da-graca-divina#ixzz2YlyFUhdp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Missa do Escapulário - Missa da Mãe do Carmo




No dia 16 de julho teremos em nossa Paróquia às 20h a Missa em louvor a Nossa Senhora do Carmo e a bênção e imposição do Santo Escapulário. Venha participar!


Traga o seu escapulário para ser abençoado ou adquira um na secretaria paroquial.

 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Missa em louvor a Santa Paulina

 
No dia 09 de julho comemoramos a Festa Litúrgica de Santa Paulina. Venha participara da Santa Missa as 18h na Capela da qual ela é padroeira.
 
 
Capela Santa Paulina
 
Rua Pedra Lavada, 808 -Cumbica- Guarulhos 
 
 
 Vida da Santa
 
 


Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Era a segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer.
 
Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos.
 
Imigrou para o Brasil, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo - Nova Trento - Santa Catarina - Brasil. Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social.
 
Aos 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando de Angela Viviani, em fase terminal de câncer, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela mais uma entusiasta de ideal: Teresa Anna Maule.
 
Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott, hoje um centro de encontros.
 
A itinerância missionária
 
Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no Ipiranga, em São Paulo - SP. Recebeu apoio do Pe. Luiz Maria Rossi e ajuda de benfeitores em especial do conde Dr. José Vicente de Azevedo.
 
Em 1909, a Congregação cresce nos estados de Santa Catarina e São Paulo. As Irmãs assumem a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs.
 
Nesse mesmo ano, Santa Paulina é deposta do cargo de Superiora Geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista, a fim de cuidar doentes e asilados, onde testemunha humildade heroica e amor ao Reino de Deus. Compreendendo que a obra é de Deus e não sua, ela se submete humildemente e permanece por 09 anos naquela missão.
 
Em 1918, Santa Paulina é chamada a viver na sede Geral da Congregação, onde testemunha uma vida de santidade e ajuda na elaboração da História da Congregação e no resgate do Carisma fundante. Acompanha e abençoa as Irmãs que partem em missão para novas fundações. Alegra-se com as que são enviadas aos povos indígenas em Mato Grosso, em 1934. Rejubila-se com o Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI, em 1933, à Congregação.
 
 
Santa Paulina morre aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade; pois viveu em grau heroico as virtudes de FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e demais virtudes.
 
Processos de Beatificação e Canonização
 
Para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a comemoração dos 10 anos de Canonização (em 2012) faz recordar todo o processo de beatificação e canonização de Santa Paulina. O primeiro milagre foi registrado em Imbituba (SC), no qual foi reconhecida a cura instantânea, perfeita e duradoura de Eluíza Rosa de Souza, que possuía uma doença complexa: a morte intrauterina do feto e sua retenção por alguns meses; extração com instrumentos e revisão do útero, seguida de grande hemorragia e choque irreversível. O caso foi discutido e, posteriormente, o Santo Padre ratificou em decreto aprovando as conclusões da Congregação para as Causas dos Santos.
 
Já o segundo milagre comprovado ocorreu com a menina Iza Bruna Vieira de Souza, de Rio Branco (AC). Ela nasceu com má formação cerebral, diagnosticada como “meningoencefalocele occipital de grande porte”.
 
No 5º dia de vida, foi submetida, embora anêmica, a uma cirurgia e, depois de 24 horas, apresentou crises convulsivas e parada cardiorrespiratória. A avó da menina, Zaira Darub de Oliveira rezou à Madre Paulina durante toda a gestação da filha e também durante o período no Hospital.
 
A menina Iza Bruna foi batizada no próprio Hospital, dentro do balão de oxigênio, e logo se recuperou. A cura foi atestada pelo Santo Padre e, no dia 19 de maio de 2002, o Papa João Paulo II canonizou Santa Paulina, reconhecendo suas virtudes em grau heroico: humildade, caridade, fé, simplicidade, vida de oração, entre outras. 
 
 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Um homem de fé

Amanhã, 05 de julho, a Igreja vietnamita vai celebrar o encerramento do processo diocesano de beatificação do Cardeal Francois Xavier Nguyen Van Thuan, ícone da Igreja asiática com o seu testemunho de fé, em meio a sofrimento e perseguição.
 
Agora, a causa do Cardeal, servo de Deus, vai começar uma nova fase, a chamada "fase romana" na Congregação para a Causa dos Santos. A Missa será celebrada pelo Cardeal Agostino Vallini - vigário da diocese de Roma - e marcará a entrega da obra de um processo que começou em 22 de outubro de 2010, cinco anos após a morte do ex-coadjutor da Arquidiocese de Ho Chi Minh City, mais conhecida como Saigon.
 
van_thuan_e_papa_j_paulo.jpg
 
Este dia de celebração é uma ocasião de alegria e orgulho para os católicos vietnamitas de todo o mundo, ávidos para ler sobre um homem de virtude e fé - antes mesmo de ser um missionário - que era capaz de suportar pacientemente o cativeiro sob o regime comunista. Nas famílias ele se tornou uma tradição para contar aos filhos sobre os feitos heróicos de um Padre já venerado como um santo e símbolo da fé cristã.
 
Um irmão Filipino, em uma missão no Vietnã, descreve o Cardeal Van Thuan, como uma pessoa "simples, bondosa e compassiva com todos. Já ouvi histórias sobre ele semelhantes aos contos de fadas, mas é real e conhecida em todo o país".
 
Cardeal François Xavier Nguyen Van Thu?n nasceu em 17 de abril, 1928, na região central do Vietnã, em uma família que teve, entre seus ancestrais, o primeiro mártir vietnamita em 1698. Entrou para o seminário menor em An Ninh e, em seguida, foi para o Seminário Maior de Phu Xuan. Enviado a Roma para continuar seus estudos, formou-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Urbaniana.
 
Ao retornar ao Vietnã, Dom Van Thuân foi o primeiro professor e depois reitor do Seminário de Hue, diocese onde se tornou Vigário-Geral em 1964. Em 24 de abril de 1975, Paulo VI nomeou-o coadjutor da Arquidiocese de Saigon (Ho Chi Minh City). Poucos meses depois, em 15 de agosto de 1975, foi preso e encarcerado. Foi solto em 21 de novembro de 1988.
 
Chamado a Roma em 1991 pelo Papa João Paulo II, tornou-se vice-presidente e depois presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz. Naqueles anos, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja foi elaborado. Eleito Cardeal em 2000, morreu em 16 de setembro de 2002, depois de uma longa e difícil fase doente.
 
O processo de canonização foi iniciado em outubro de 2010. O postulador da causa Waldery Hilgeman explica que o Cardeal "visitou muitas partes do mundo", e por esta razão o processo foi "tão grande". A comissão encarregada dos trabalhos de beatificação e canonização tem viajado longas distâncias para a Austrália, França, EUA e Alemanha. Pelo menos 130 pessoas foram entrevistadas.
 
 
Enquanto isso, no Vietnã, os católicos rezam continuamente pedino a intercessão dos 118 mártires vietnamitas para que a causa de canonização do Cardeal Francois Xavier Nguyen Van Thu?n tenha um final feliz. E amanhã eles vão poder comemorar a beatificação do Cardeal Van Thuân, que representa a força da Fé Católica no país, apesar de tudo. (RMDC)
Com informações de AsiaNews


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,