quinta-feira, 27 de março de 2014

domingo, 23 de março de 2014

Venezuela sofre e chora: rezemos!


Há quase um ano estivemos num contato afetuoso com diversos povos e nações que vieram aqui para a nossa cidade de Guarulhos durante a Pré-Jornada. De um modo especial, nossa comunidade foi abençoada com a vinda de dois grupos que, embora pequenos na quantidade, se tornaram grandes no carinho e amizade. Nestes últimos dias vemos o sofrimento de alguns deles que até pouco riam ao nosso lado. 

Nossos irmãos da Venezuela estão sofrendo, vítimas de uma ditadura ferrenha que deixa faltar coisas básicas ao povo, isto vai desde a liberdade até o papel higiênico nos mercados. Há muito venezuelanos nas ruas, protestando contra a opressão de um governo corrupto que vem enfrentando com violência àqueles que ousam se rebelar. Irmãos estão sendo assassinados e os países da América Latina (MERCOSUL) e, especialmente o Brasil se calam, se tornam coniventes com a situação brutal de morte.

Os meios de comunicação tanto de lá como de cá estão mudos. Lá porque o governo é quem dá as cartas. Aqui ninguém sabe o que acontece, ou melhor, até desconfiamos. Lá a censura é escandalosa, aqui parece que se esconde de outra forma. Mas quando os governos tentam censurar a imprensa, é sinal de que coisa boa não está acontecendo. É ter medo que o mundo saiba o que realmente se passa na vida do seu povo. São as trevas tentando dominar a luz que se acende. 

Nosso país já sofreu por um longo de período com a Ditadura Militar. Foi escrito com sangue nas páginas da nossa história o quanto foi sofrido esse período de injustiça, hoje rezamos para que seja realmente uma página virada. Vemos o que acontece aos nossos vizinhos e sabemos o que não queremos para nós. Não importa se ditadura de direita ou esquerda, nenhuma delas é boa. 

Nossos irmãos venezuelanos precisam de apoio, de solidariedade e de vozes que falem por eles, neste período em que se encontram presos em suas próprias casas. Se os governantes não falam, se eles são omissos ou coniventes, isto é problema deles. Nós não somos, não estamos cegos e muito menos surdos. Há pessoas que pedem não somente as nossas orações, mas que façamos um pouco de barulho por eles. 

Que a paz e a liberdade cheguem à Venezuela e que pessoas não morram por querer o que é justo e santo: respeito e dignidade. Rezemos por eles, mas também por nós para que tenhamos a coragem de buscar as mudanças necessárias para o bem estar dos povos e, principalmente das famílias. 

Leandro Koenig.



Arrependei-vos, confessai vossos pecados.


sábado, 22 de março de 2014

A Semana Maior


Esta semana, também chamada de Semana Maior, é o tempo litúrgico de maior intensidade na vida da nossa Igreja. Para aqueles que pensam ser apenas mais um tempo para descanso e diversão, não sabem como se enganam! Pois, trocam o essencial pelo superficial.

Para aqueles que vivem e querem viver mais plenamente o seu batismo e a sua fé, este é o momento favorável para a oração e reflexão a respeito dos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e, assim aproveitar todas as graças que o Senhor nos oferece nestes dias santos. Vivenciar esse período do jeito certo é um desafio para cada um de nós, pois precisamos nos oferecer totalmente a Deus e participar da riqueza das celebrações. 

A Semana Santa tem seu início no Domingo de Ramos, quando a Igreja se reúne para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com o Domingo de Páscoa, no qual celebramos a vitória de Cristo sobre mal, a ingratidão e a morte. 

O que importa não é recordar com tristeza o padecimento de Cristo, sem entender por que Ele morreu e ressuscitou. Mas, celebrar e reviver a sua entrega e notar que a sua morte deu-se por amor a toda humanidade! É um dom de entrega total nas mãos do Pai, é um gesto que nos dá esperança. 

A Ressurreição nos lembra de que fomos criados para viver eternamente com Deus, porém o pecado nos afasta do Criador e a Ressurreição nos mostra a oportunidade de salvação que Cristo nos oferece de entrar no Céu e vivermos felizes na comunhão e na companhia de Deus.

Caríssimos, é tempo de mudar a nossa forma de ver o mundo, é preciso olhar o mundo com os olhos Deus: Ele vê com esperança. Também é para reconhecermos que nossa vida é um processo de conversão, onde o primeiro passo foi e é sempre dado pelo Altíssimo, que nunca desiste de nós! 

Para alcançarmos este grau na busca da perfeição do amor é preciso enchergar o que faz mal a nossa vida e a nossa fé, pois muito do que nos destrói, vem de dentro d nós mesmos. É preciso ressuscitar a cada dia e melhorarmos. Contudo isso só será possível a partir de uma experiência profunda de oração, aquela oração que permite ir ao encontro de nós mesmos, com Deus e com os outros.

A nosso ver isso até parece impossível, mas não é! Uma oração que nos fale a alma e ao coração; ela é fruto também da vivência do silêncio, da liturgia, dos sacramentos e da meditação da Palavra; só assim podemos descobrir o olhar misericordioso de Deus para cada um de seus filhos e descobrir o que Ele deseja de nós; 

Contemplar a Semana Santa: Paixão, Morte e Ressureição de Cristo é ver nestes acontecimentos um chamado firme para nos convertermos. Que a alegria do Ressuscitado seja a sua força. Uma abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa. 


Pe. José Alexandre. 

terça-feira, 18 de março de 2014

GLORIOSO SÃO JOSÉ



 

Ó São José, Pai adotivo de Jesus Cristo, e verdadeiro Esposo da Virgem Maria, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia!


Glorioso São José, pai adotivo de Jesus Cristo e esposo de Maria Santíssima, volvei vosso olhar de misericórdia para as nossas famílias, protegendo-as como protegestes a Sagrada Família de Nazaré.
 
Abençoais os pais, para que saibam dirigir o lar com prudência e firmeza, promovendo a felicidade da família. Abençoais os filhos, para que sejam a honra e a esperança dos seus genitores.
 
Não permitais que venham a faltar em nossos lares o carinho e o amparo de que todos necessitam. Enfim, abençoai todos os moradores de nossa casa, para que encontrem no recanto do lar a felicidade tão desejada. Pelo amor que demonstrastes para com o vosso Filho adotivo, zelai pelos nossos filhos.
 
Pelo carinho que tivestes para com vossa Santíssima Esposa, Maria, Mãe de Jesus Filho de Deus, amparai as mães. Já que nos colocamos debaixo da vossa poderosa proteção, livrai-nos dos males que estão ameaçando as famílias cristãs. Ensinai a todos a fugir do abismo que destruirá os laços sagrados que unem as famílias cristãs.
 
Nós vos pedimos, glorioso protetor:

 

Dos ataques de satanás, livrai as nossas famílias.

Dos males que nos ameaçam, livrai as nossas famílias.

Das rixas e contendas, livrai as nossas famílias.

Das doenças e aflições, livrai as nossas famílias.

Da tristeza e do desespero, livrai as nossas famílias.

Do espírito mundano, livrai as nossas famílias.

Da imoralidade degradante, livrai as nossas famílias.

Da rebeldia religiosa, livrai as nossas famílias.

Da falta de amor, livrai as nossas famílias.

Das dificuldades financeiras, livrai as nossas famílias.

Da desonra e leviandade, livrai as nossas famílias.

Da falta de pão e agasalho, livrai as nossas famílias.

Dos perigos do mundo, livrai as nossas famílias.

Das enfermidades, livrai as nossas famílias.

Da moda escandalosa, livrai as nossas famílias.

Das amizades nocivas e perigosas, livrai as nossas famílias.

Da falta de fé, livrai as nossas famílias.

Das incompreensões e dúvidas, livrai as nossas famílias.

Da morte eterna, livrai as nossas famílias.

Da desunião e fraqueza, livrai as nossas famílias.

 
Isto vos suplicamos, ó grande Santo, pelo amor que tivestes a Jesus e a Maria.
 
Ó Deus de bondade e misericórdia, pela intercessão de São José, salvai as nossas famílias, dai que vivamos enlaçados em vosso amor, que nem a morte desfaça, e assim como nos fizestes unidos nesta vida pelo sangue, reuní-nos pela caridade no vosso Reino eterno. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Papa Francisco: 1 ano




℣. Oremos pelo nosso Pontífice Francisco

℟. Que o Senhor o conserve, e lhe dê vida (longa), e o faça santo na terra, e não o entregue à vontade de seus inimigos.

℣. Tu és Pedro,

℟. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

Oremos.

Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai cheio de bondade para o vosso servo, o Papa Francisco, a quem quisestes colocar à frente da vossa Igreja como pastor. Concedei-lhe, Vos pedimos, a graça de fazer, por suas palavras e por seu exemplo, com que progridam na virtude aqueles de quem é chefe, e chegue, com o rebanho que lhe foi confiado, à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Aniversário: Pe. Ubaldo


Hoje, dia 15 de março esse amigo nosso que tanto serviu a Diocese de Guarulhos, completará 45 anos de Ordenação Sacerdotal.

Vivendo agora em sua Diocese de origem em Fermo-Itália, não podemos estar presentes fisicamente, mas as nossas orações chegarão até ele.

Parabéns Pe. Ubaldo. 
Deus o conserve fiel ao seu ministério. 

sábado, 8 de março de 2014

CONGREGAÇÃO DAS DOROTÉIAS DE SANTA PAULA

Imagem de Santa Paula
A Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia é fruto da vida de amor e fé de uma jovem nascida em 1809 na cidade de Gênova, Itália: Paula Frassinetti.

Em 1827, Paula foi ao encontro deu irmão José, Pároco na pequena aldeia de pescadores Quinto al Mare. Lá, envolveu-se com a catequese das crianças e atraiu, com seu carisma, a atenção das jovens locais para uma vida dedicada ao Senhor e ao próximo.

Assim, fundou uma comunidade religiosa com a participação de doze moças e adotou a denominação de Filhas da Santa Fé. O dia 12 de agosto de 1834, data festiva de Santa Clara, foi escolhido como o da fundação do Instituto.
Irmas Silva e Domingues
A primeira fundação do Instituto fora da Itália foi  no Brasil. O Bispo Dom Manuel de Medeiros procurava quem o pudesse ajudar na evangelização de sua Diocese de Olinda-Recife.

Agradou-se dos sinais de boa educação religiosa percebidos em alunas das Dorotéias de Roma e quis trazer tais educadoras para o Brasil.


Atendido seu pedido, as primeiras Irmãs chegaram ao Recife em 12 de fevereiro de 1866. Nesse mesmo ano as Irmãs se estabeleciam em Lisboa.

A partir das duas fundações iniciais, multiplicaram-se os colégios em território brasileiro e português.

Em 1910/1911, as Dorotéias chegaram aos Estados Unidos, depois a Malta, Bélgica, Espanha e Suíça. Em 1930 rumaram para a África (Angola e Moçambique). Em 1961 partiram para o Peru. Sete anos depois, chegaram à Inglaterra. Em 1968,  na China Nacionalista.
Vista do colégio e da Capela dedicada a Santa Paula
em S. Sebastião do Paraiso 

Recentemente, atingiram Argentina e Bolívia no esforço missionário, e foram até a ilha de São Tomé e Príncipe, na África.

Ser uma Irmã Dorotéia é dizer sim a um chamado muito especial: o de servir a Deus e preparar o Seu Reino através da educação.


CASA PROVINCIAL BRASIL SUL

Serviço Vocacional

Rua Álvaro Neto, 395
Vila Mariana
04112-070 – São Paulo – SP
Fone: (11) 5549-6003
Fax: (11) 5575-6423

http://www.doroteiasprovsul.com.br/



Corpo incorrupto de Santa Paula
acervo do Pe. J. Alexandre

Mulheres apaixonadas e apaixonantes


Dia Internacional do Coração: Dia da Mulher.





Um feliz e abençoado dia à você mulher que faz a nossa vida florescer. Obrigado pelo carinho, atenção, dedicação e amor.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Quem aprende faz melhor...

No último dia 02 de março foi realizado a 
Capacitação para Proclamadores da Palavra

Nossos especiais agradecimentos ao Padre Carlos da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Deus o abençoe pelo carinho para com a nossa comunidade.


Nossos agradecimento as 101 pessoas que participaram desta formação. Pois, quem melhorar, deve aprender e fazer bonito. Parabéns. 






Participantes por Capela

Santa Teresinha  - 26
São Paulo Apóstolo - 7 
São Francisco Xavier - 9
Santa Clara - 7
Rainha das Nações - 11
São João Batista - 1
São José - 5
São Camilo - 6
N.Sra. Aparecida - 1
Imaculada Conceição - 5
N.Sra. das Graças - 5
São Bernardo - 11
Santa Paulina - 7 

É hoje... não falte