sábado, 13 de junho de 2015

Espiritualidade do Silêncio


Fala Senhor! Fala-me ao coração

Deus é amor, Ele nos ouve, nos acolhe em seu coração e no seu silêncio permite que descubramos todas as habilidades ou pontos fortes que nos deu para viver neste mundo, tendo como ponto inicial desta descoberta o aprender a confiar na Sua Divina Misericórdia.

Mas como aprender se eu não escuto, faço silêncio, não me acalmo, não medito e não quero aprender? São inúmeros os pedidos e os momentos de silêncio em toda a pregação e vida de Jesus. Este repetido meio para a prática de uma oração silenciosa tem como objetivo alcançar a perfeita união com Deus, algo entendido e realizado pelos santos de nossa devoção. Veja a vida de um desses santos e analise a sua vida prática de ação, a sua vida prática de oração e compare as duas. 

Às vezes as nossas Capelas não são lugares também de silêncio. Temos sempre e cada vez mais a sensação de que não mais diferenciamos a Casa de Deus, a Casa de Oração de outros lugares quaisquer. As nossas atitudes em relação ao nosso lugar de oração não são as melhores. Com facilidade esquecemo-nos da passagem bíblica da Sarça Ardente: “Moisés, tira tuas sandálias, pois terra em que pisas é um lugar santo” (Êxodo 3,1:5).

Mas estas palavras do Senhor a Moisés também serve para nós e as nossas comunidades: respeitar o lugar Santo do Senhor, tira não as sandálias, mas o desejo ardente de ficar conversando com fulano ou ciclano. É preciso se colocar diante de Deus antes, durante e depois da Santa Missa, das Celebrações e mesmo das reuniões. É preciso silenciar e se esvaziar de tantas coisas para sobrar um bom espaço onde Deus possa vir a ocupar. 

Temos que parar desesperadamente de procurar coisas novas e voltar às raízes da nossa tradição orante. Vejamos os grandes monges e monjas, os padres do deserto, estas pessoas que fizeram a grande experiência do silenciar para que Deus em suas vidas pudesse falar. 

Se a sociedade de hoje tem medo e até o odeia o silêncio e a calma, não devemos cair na mesma tentação! É preciso reforçar a prática bela e frutífera do silêncio em nossas vidas, nas nossas Capelas e até nas nossas casas. Silenciar para que Deus possa falar, silenciar para buscar o equilíbrio e paz interior. 

Leandro Koenig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.