quinta-feira, 11 de junho de 2015

Porque fomos tirados da sua sala?


Na sexta-feira depois da oitava da festa de Corpus Christi, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. De acordo com os desejos de Nosso Senhor, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se acham piedosas. .

Em todas as Igrejas se fazem neste dia, solenes atos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do Divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também o mês de julho inteiro.

No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo, Jesus apareceu a Santa Margarida e, mostrando-lhe o seu Coração, disse “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”.

Além da celebração litúrgica, muitas outras demonstrações de piedade têm por objeto o Coração de Cristo. A devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade da Igreja. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão “Coração de Cristo” designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do seu ser, a sua pessoa considerada no seu núcleo mais íntimo e essencial...

Há diversas formas de devoção ao Coração do Salvador; algumas têm sido aprovadas e recomendadas pela Sé Apostólica. Entre elas devem ser lembradas: A Consagração pessoal, que, segundo Pio XI, “entre todas as práticas do culto ao Sagrado Coração é sem dúvida a principal”; a Consagração da família (...); as Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus (...); o Ato de Reparação (...); a prática das Nove Primeiras Sextas-feiras (...).

O Coração Imaculado de Maria

Ao dia seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra a memória do Coração Imaculado de Maria. As duas celebrações demonstram um sinal litúrgico do seu estreito vínculo: o mysterium do Coração do Salvador projeta-se e reflete-se no Coração da Mãe (...).

Precisamos colocar novamente em nossas salas as santas imagens, assim quem adentra na nossa casa tem logo diante dos seus olhos o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.