Batismo

O que é o Batismo?


O Batismo é a porta de entrada na Igreja, necessário para a Salvação pelo menos em desejo, e, também, para receber validamente os outros sacramentos. (cf. CDC 849)

Portanto, algumas exigências que são feitas, não são invenções nem do padre e nem da secretaria, mas são condições que a Igreja nos propõe para o bom seguimento da nossa fé. Em tudo há regras, no nosso trabalho, nas nossas casas e também na Igreja, caso contrário tudo seria uma perfeita bagunça.
 
Documentos necessários para o Sacramento do Batismo
  • Certidão de Nascimento da criança (cópia)
  • RG dos pais (cópia)
  • Comprovante de Residência (cópia)
  • Certidão de Casamento da Igreja dos Pais - se forem casados- (cópia)
  • Padrinhos Solteiros: Certidão de Batismo ou (1. Eucaristia / Crisma) - (Xérox)
  • Padrinhos Casados: Certidão de Casamento da Igreja (cópia) + certidão de batismo + certidão de Crisma (cópia)
Obs: Marcar o Batismo com até 1 semana de antecedência na Secretaria Paroquial.


Preparação para o Batismo (Obrigatório)

 

Realizado todo Sábado que antecede o 3º Domingo do mês na Capela São Paulo Apóstolo
Rua Plínio F. Gonçalves, 99 (Na rua do Supermercado Polmark)
Cep: 07181-100 - Cumbica


REGRAS PARA PADRINHOS DE  BATISMO E CRISMA


O Código do Direito Canônico, Cânone 892 diz que “enquanto possível” assista ao confirmando (batizando)  um padrinho. Isto significa que não há uma obrigatoriedade da presença do padrinho na crisma. Os cânones 893 e 874 mencionam as condições para ser padrinho. Estas regras para os padrinhos de Crisma são as mesmas para os padrinhos de batismo.

Ser padrinho de Batismo é uma grande honra. Compete aos padrinhos assegurar, juntamente com os pais da criança, que ela receba uma sólida formação na fé.

Por isso, os padrinhos não podem ser escolhidos apenas pelo critério do afeto, mas devem ser, também, pessoas católicas (pois, como alguém que não professa a fé católica pode ajudar o outro a fazê-lo?), por isso, devem ter o Batismo, a Eucaristia e a Crisma.

I) Perfil do Padrinho e Madrinha

a) Seja maior de 16 anos, preferência ser mais velho que o batizando.

c) Se casado (a), seja no civil e no religioso, ou seja, na Igreja (pois, como educar na fé quando eu mesmo não vivo de acordo com a minha fé, sendo eu amasiado ou casado só no civil?).

d) Não seja amasiado; ou estar em segunda união.

e) Seja cristão comprometido na sociedade e participante da Igreja;

f) Acompanhe o batizando na sua caminhada de fé

g) Não seja namorado (a), noivo (a) ou esposo (a) do (a) batizando (a).

h) Professa a fé católica, seja confirmado (crismado), já tenha recebido a Eucaristia e leve a vida coerente com a fé e não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica; 

i) Não podem ser padrinhos pessoas de outras religiões ou filosofias de vida. Estes até podem ser aceitos como testemunhas, nunca como padrinhos.

j) Não seja pai ou mãe do batizando.

II) Preparação dos Padrinhos

a) Levá-los a compreender que não são meros elementos decorativos no batizado; que através da história, a Igreja tem valorizado a sua presença, que ele tem o encargo de acompanhar o batizando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro;

b) Orientá-lo para a grande tarefa de auxiliar o batizando a viver aquilo que se traduz do confirmar: ser sacerdote, rei e profeta;

c) Tal formação deverá ter ainda temas referentes à antes, durante e após a criação da Igreja;

d) A referida formação terá a duração mínima de 6 horas, com validade de 01 ano.

III) Os Padrinhos

Tarefa dos Padrinhos - Os padrinhos (madrinhas) não são meros elementos decorativos na Crisma. Através da história da Igreja tem-se valorizado a sua presença.

Qual o sentido do padrinho atualmente?

Ser padrinho tem seu sentido enquanto:

- é membro atuante na comunidade

- é cristão comprometido na sociedade

- acompanha o batizando na sua caminhada de fé, como amigo e companheiro. Nota-se que os jovens querem escolher, eles mesmos, seus padrinho (madrinha).

Outras observações:

Se os pais da criança não moram nesta paróquia, eles deverão solicitar, na paróquia que residem, a Autorização para batizar nesta paróquia e deverão participar do Encontro de preparação para o Batismo ou na paróquia que residem ou aqui, e deverão apresentar o Comprovante de participação no Encontro de preparação para o Batismo.

Se os padrinhos são de outra cidade, eles podem participar do Encontro de preparação para o Batismo na sua paróquia de origem, mas deverão trazer o Comprovante de participação no Encontro de preparação para o Batismo.