Casamentos

matrimonio.jpg (300×305)O que é o Matrimônio?



"A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de sacramento". (CDC 1055 § 1)



Documentos necessários para o Sacramento do Matrimonio

[  ] Carteira de identidade do noivo e da noiva (cópia).
[  ] Certidão de Batismo atualizada do noivo e da noiva (dos últimos 6 meses).
[  ] Comprovante de Residência dos noivos (cópia).
[  ] RG das testemunhas (cópia) – 1  casal para o noivo e 1 casal para noiva
[ ] Certificado do Curso de Noivos: é indispensável. O curso pode ser feito em qualquer Paróquia, no mínimo 1 mês  (30 dias) antes do casamento. Não deixar para fazer o encontro de noivos na última hora, evitando problemas por não encontrar local e data disponíveis em tempo hábil. Sem a realização do curso, não é possível haver o matrimônio. 
[ ] Certidão de casamento Civil: caso este se realize depois do casamento religioso, deve-se apresentar uma declaração do Cartório, contendo o dia, a hora e o local em que será realizado o contrato civil.
[  ] Atestado de óbito do cônjuge (quando um dos nubentes é viúvo).

Lembramos que esta documentação deve ser entregue na paróquia no prazo de 90 dias, ou seja, 3 meses antes do matrimônio. 

Caso contrário não se reservará data e nem se abrirá o processo. Exceção para o Protocolo do Casamento Civil que tem o prazo de 30 dias antes da data.

Dica: Orientamos as noivas para que antes de comprarem ou alugarem vestidos irem até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e verificar no bazar da Basílica se lá não está o vestido dos seus sonhos com um preço apropriado ao seu bolso.

Para demais orientações por gentileza procurar a Secretaria Paroquial.