História


Nossa Igreja de Santa Teresinha foi sonhada e idealizada por diversas pessoas que moraram aqui na região de Cumbica e que por serem católicos devotos, sentiam a necessidade de ter um local próprio para realizar, suas orações e cultuar com alegria o Senhor Jesus. Nesse tempo, já havia missas de vez em quando por essa região quando um padre da Paróquia de Bom Sucesso vinha celebrar aqui em nosso território.  Contudo, ainda faltava ao povo um local que fosse seu e pudesse realmente se sentir em casa. 



Animados pelo sonho de construir um local, a comunidade começou a se organizar para adquirir um terreno que fosse adequado para a construção, as famílias se reuniram com o Sr. Lino Camacho, que depois viria a se tornar o Pe. Lino, e  desejo de ter a sua Capela mobilizou os fiéis e a população de Cumbica em geral para o levantamento de verbas - donativos pessoais, em material, em dinheiro, em horas de serviço, são ofertados; realizam-se festivais, quermesses, jogos de futebol, em benefício; são feitas arrecadações mensais, listas, destacando-se o trabalho apostólico das zelosas senhoras da Comunidade - todos unidos no mesmo ideal.


Depois de muito esforço e trabalho conjunto conseguiram adquirir um terreno na Rua Mazagão, onde atualmente é a sede paroquial.  Isso era o ano de 1976, já no ano seguinte, deu-se início a construção da parte de baixo do prédio atual e logo depois em 26 de março de 1978, dom Emilio Pignoli, então bispo de Mogi das Cruzes e Guarulhos, veio inaugurar a parte de cima, onde hoje se encontra a Capela com sua torre de 19 metros de altura.
Em 1980 foi o diácono Lino que já atendia pastoralmente essa região foi ordenado padre pelas mãos do Santo Padre o Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, logo depois em 1981 foi designado como o primeiro pároco da nova Paroquia de Santa Teresinha, erigida no dia 04 de outubro de 1981, sendo esta a segunda paróquia da nova diocese que havia sido criada em 11 de fevereiro deste ano e inaugurada no dia 05 de abril, numa Missa celebrada no Campo do Complexo Padre Bento.




Este dia festivo, foi todo especial, um sonho de anos agora realizado. A Capela ficou pequena para a grande quantidade de fiéis que vieram participar com alegria e o contentamento de quem era responsável por essa obra tão bonita e tão importante.
Parecia que a enorme Igreja era pequena naquele dia. A missa pontifical, celebrada pelo bispo diocesano, e concelebrada por alguns dos padres que atendiam a cidade de Guarulhos.
Nossa Paróquia desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso atendia toda essa região que hoje compreende as Paróquias do Presidente Dutra, Loreto, São Francisco do Uirapuru e outras comunidades periféricas.